Páginas

terça-feira, 20 de agosto de 2019

10 + 5 = 15

A fórmula responde à pergunta que foi ontem título da nossa newsletter.  “Quantos são?”  remete para as ordenações que, de norte a sul e durante o fim de semana, ocorreram em algumas dioceses. Assim, no total, a Igreja acolheu este sábado e domingo dez sacerdotes e cinco novos diáconos. No Sameiro, D. Jorge Ortiga ordenou quatro novos padres, um deles para a Companhia de Jesus e também o primeiro cego na história da Igreja em Portugal. Em Santarém, D. José Traquina ordenou um sacerdote. D. Antonino Dias dotou a diocese de Portalegre-Castelo Branco com um novo padre, e em Aveiro, D. António Moiteiro ordenou dois novos sacerdotes. Os mesmos que D. Manuel Linda no Porto. Mas o Bispo da cidade invicta, também ordenou mais cinco diáconos.  
Tiago Varanda, é o primeiro cego a ser ordenado padre pela Igreja em Portugal, o gesto é também um sinal. D. Jorge Ortiga sublinha que “a sociedade teima na exclusão” e esta é também uma interpelação para a Igreja Católica, para que promova o “acolhimento de todos”. O Arcebispo de Braga espera que mais pessoas cheguem à Igreja e que a própria Igreja “viva a inclusão, não fale só da inclusão”. Aos 35 anos, o Padre Tiago Varanda foi nomeado assistente do Departamento Arquidiocesano de Educação Cristã de Adultos, assim como do Departamento Arquidiocesano para a Pastoral das Pessoas com Deficiência.
A Diocese de Santarém assinala hoje 44 anos da sua criação e os 34 anos da dedicação do altar da Sé. Nesta ocasião vai ser lançado o novo ano pastoral. D. José Traquina, convida as comunidades a estarem presentes na Sé, mais logo pelas 21h00. Nesta ocasião o bispo vai entregar a representantes dos conselhos pastorais das paróquias a nova carta pastoral.
Na RTP2 o programa Ecclesia chega pelas 12h30 e, pela noite, pode sintonizar a Antena1 e acompanhar uma reportagem sobre as Irmãs idosas nas Doroteias do Linhó. É às 22h45.
Tenha um grande dia
Henrique Matos



Sem comentários:

Enviar um comentário