Páginas

domingo, 7 de julho de 2019

Um convite para «abraçar o mundo»

A celebração dos 60 anos do Santuário de Cristo Rei é uma afirmação da “mensagem de paz para todos” e desafia ao acolhimento de todas as pessoas com “justiça e dignidade”, referiu D. José Ornelas. No contexto das celebrações dos 60 anos da inauguração do Monumento a Cristo Rei, que se assinalaram ontem, o bispo de Setúbal referiu que “o Cristo de braços abertos é alguém que nos convida a abraçar o mundo e a acolher bem as pessoas, com justiça e dignidade para todos”. Mais logo, pelas 21h00 na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Almada, será apresentada, uma Cantata a Cristo Rei, com letra do bispo D. Carlos Azevedo, delegado do Conselho Pontifício da Cultura, e música do cónego Ferreira dos Santos, da Diocese do Porto. A cantada, com a duração de uma hora, será apresentada por um coro de 340 vozes, 4 solistas, acompanhados por uma orquestra de 50 elementos. O evento tem entrada livre.
O auditório da igreja São Tomás de Aquino, em Lisboa, recebe mais logo, a partir das 16h30, um encontro de artistas. A Associação ‘FACESAGRADO’ e o grupo internacional ‘Gen Verde’, do Movimento dos Focolares, vão promover um encontro que pretende reunir artistas de várias áreas que “sejam sensíveis às dimensões do Sagrado, da Beleza e do Bem Comum”. O ‘Gen Verde – International Perfoming Arts Group’, do Movimento dos Focolares, está em Portugal a apresentar o concerto ‘From the Inside Outside’ e a dinamizar workshops com alunos de escolas onde vão atuar, até dia 30 de maio: Évora (25) e Faro (30).
Hoje às 18h00, a comunidade da Capela do Rato vai homenagear a holandesa Etty Hillesum, numa sessão que marca o arranque de um congresso internacional dedicado à jovem de origem judaica, que faleceu em Auschwitz, e que se conclui no próximo dia 20, em Lisboa. O evento conta com uma preleção do diretor do Centro de Pesquisa Etty Hillesum – EHOC (Bélgica), o professor Klaas Smelik, e uma intervenção do arcebispo português D. José Tolentino Mendonça. O encontro de homenagem a Etty Hillesum vai ter a “estreia absoluta” da peça musical ‘Ecos’, de João Madureira, e a leitura da obra da jovem holandesa pelos atores Luís Miguel Cintra e Maria Rueff. 
Tenha um grande dia
Henrique Matos



Sem comentários:

Enviar um comentário