Páginas

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Praticar a hospitalidade


Palavra e Pão 77                                                                                             XVI Domingo do Tempo Comum

1 - Entre, quem é?
Lembro-me de que assim dizia a minha mãe, a quem batia à nossa porta. De facto, para nós cristãos, acolher quem se aproxima é quase o mesmo que receber Cristo, é quase a mesma coisa que receber Deus. Esta mesma atitude podemos vê-la, na primeira leitura da missa do próximo domingo, em Abraão, sentado diante da sua tenda, à sombra do carvalho de Mambré. Ele vê aqueles três homens desconhecidos, caminhando no meio do calor do dia, e pede-lhes que parem um pouco e que descansem, pois não é por acaso que estão passando hoje diante dele. Abraão viu três, mas apenas falou com um, e os padres da Igreja veem, neste pormenor da narrativa, a revelação do mistério de Deus, Uno e Trino que vem anunciar a Abraão o nascimento de seu filho Isaac.

Um filho, nesta altura em que nem ele nem Sara sua mulher estão em idade de procriar? Abraão, diz S. Paulo na carta aos Romanos, esperando contra toda a esperança, acreditou e tornou-se pai de muitos povos (…). E foi sem vacilar na fé que considerou o seu corpo já morto- ele tinha perto de cem anos- e o seio de Sara também já amortecido. Perante a promessa de Deus fortaleceu-se na fé, dando glória a Deus, e, de facto, Sara concebeu e deu à luz Isaac, o filho da promessa ( Cf. Rm 4, 18-20 ).

Quantas vezes se continua a repetir, na história da humanidade, este mesmo gesto de hospitalidade em pessoas até ali fechadas em si mesmas e estéreis que se abrem á fé e se tornam extraordinariamente fecundas por terem acolhido Deus em suas vidas! Pelo contrário, vemos também que o fechamento de tantos países aos refugiados e o atual inverno demográfico da nossa sociedade portuguesa são consequência da ausência de Deus e deste viver egoísta, sem abertura à vida, praticado por tanta gente que deixou de confiar em Deus para confiar apenas nas suas contas e programas.

2 – Na leitura do Evangelho vemos a hospitalidade de Marta que recebe em sua casa o Senhor Jesus. Atarefada com muito trabalho e vendo a sua irmã Maria sentada aos pés de Cristo, escutando-O atentamente, Marta pede ao Senhor que mande Maria levantar-se para a vir ajudar. Esta lógica de Marta foi contrariada e reorientada pela resposta que Jesus lhe deu: andas inquieta e preocupada com muitas coisas, quando uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não  lhe será tirada (Lc 10, 41-42).

Como é normal, caros irmãos e irmãs, são várias as interpretações desta palavra do Senhor. Penso que, para nós hoje, será bastante compreender que a hospitalidade física de Marta é boa, mas deve levar-nos à hospitalidade espiritual de Maria que escuta o Senhor e guarda a sua palavra. A hospitalidade de Marta dá muito trabalho, a de Maria enche de paz. A de Marta, que recebeu Jesus em sua casa, é necessária, mas incompleta, porque, tomada pelo muito serviço, fica impedida de acolher o Senhor, escutando e guardando em seu coração a sua Palavra. Na hospitalidade de Marta a presença do Senhor é passageira, mas na de Maria, o Senhor permanece. Na hospitalidade de Marta tudo gira em torno dela, mas na de Maria é o Senhor que está e permanece no centro. Por isso, porque nos descentra de nós mesmos e nos ajuda a viver do Pai e para o Pai, Cristo é, para nós, a melhor parte. Porque Ele nos leva ao centro da nossa existência, à única coisa necessária que é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, é bom que Ele sempre permaneça em nós, é bom que não nos seja tirado ( Lc 10,42)!

3 – No meio de vós, Cristo, esperança da glória! E nós O anunciamos, advertindo todos os homens e instruindo-os com toda a sabedoria, a fim de os apresentarmos todos perfeitos em Cristo ( Cl 1,27-28 ). No meio de vós, Cristo. Entronizado no meio de vós, em vossos corações, não em outro lugar qualquer, afirma S. Paulo na segunda leitura, da Carta aos Colossenses. O centro da nossa vida é Cristo crucificado, morto e ressuscitado por nós, em nosso favor, no seu Mistério Pascal. Acolher Jesus leva-nos a viver crucificados com Ele, com Ele mortos e ressuscitados, e com Ele já glorificados.

A vida cristã, caros irmãos e irmãs, leva-nos à união com o Senhor Jesus, centro da nossa existência, leva-nos a viver d’Ele e para Ele, tal como S. Paulo se expressa, falando da sua própria experiência: agora alegro-me com os sofrimentos que suporto por vós, e completo na minha carne, o que falta à paixão de Cristo, em benefício do seu Corpo que é a Igreja.

Temos um longo caminho a percorrer. Mas, imitando Abraão, Maria e Paulo, pratiquemos desde já uma verdadeira hospitalidade para com o Senhor escutando como dirigida a nós a sua palavra proclamada nas celebrações e guardando-a no nosso coração. E recebamo-l’O conscientemente quando comungamos o seu Corpo na Santa Eucaristia.


+ J. Marcos, bispo de Beja



Sem comentários:

Enviar um comentário