Páginas

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Uma maquete para o Papa

Em Maio de 2014, aquando da sua visita ao Papa, o Rei do Bahrein, Hamad bin Isa Al Khalifa, ofereceu-lhe uma maquete da Catedral de Nossa Senhora da Arábia, dedicada à Virgem Maria, padroeira de toda a península arábica, a ser construída em terrenos por ele oferecidos para tal fim.

A devoção mariana naquelas terras remonta a 1948, precisamente a 8 de Dezembro, festa da Imaculada Conceição, quando uma pequena Capela no Kuwait Lhe foi dedicada. A escultura da Virgem que foi colocada neste Santuário foi abençoada pelo Papa Pio XII no Vaticano e, inclusivamente, foi-lhe outorgada as mesmas indulgências que a Basílica Papal de Santa Maria Maior, em Roma. Mediante o decreto pontifício Regnum Mariae, assinado em 25 de janeiro de 1957,  Nossa Senhora da Arábia, foi declarada padroeira principal do território e do vicariato apostólico do Kuwait.

Curiosamente esta nova Igreja está a ser construída a uns escassos 20 quilómetros da fronteira com a Arábia Saudita, país em que é proibido a prática do catolicismo, não obstante viverem ali centenas de milhares de católicos, entre trabalhadores emigrantes e refugiados, não contando com cerca de 350.000 no Kuwait, 80. 000 no Bahrein e entre 200.000 a 300,000 no Qatar. Oriundos de mais de cem nações, a maioria são das Filipinas e da Índia, oitenta por cento são do rito latino e os restantes do rito oriental.

Teremos uma Arábia convertida numa comunidade cristã viva, estabelecendo pontes entre várias culturas de zonas diferentes de todo o mundo, o que poderá ser uma perspectiva de esperança e de optimismo num futuro mais tranquilo e menos segregador?


A Catedral de forma octogonal tem uma capacidade para 2.300 pessoas, uma Capela do Santíssimo Sacramento, outra Capela de Nossa Senhora da Arábia e também um espaço para Confessionários. Existem ainda vários ascensores que transportarão os fiéis directamente ao estacionamento subterrâneo.

O edifício tem um anexo de cinco pisos de altura, os quais estão destinados a actividades da comunidade paroquial (salas para catequese, reuniões de grupo, etc.) e para residência e escritório do Bispo e dos Sacerdotes na Catedral. Também tem uma casa de hóspedes para as formações e cursos nos pisos terceiro e quarto, e sedes de distintas organizações católicas, para além de ter um enorme pátio aberto com capacidade para mais de 6 000 pessoas e onde se podem realizar muitas celebrações.

O Papa Francisco visitará os Emirados Árabes Unidos, de 3 a 5 de fevereiro de 2019, para participar no encontro inter-religioso internacional sobre a ‘Fraternidade Humana’.

Mariano Romero



Sem comentários:

Enviar um comentário