Páginas

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Um pastor voador

Os Arquipélago das Ilhas Salomão estão localizados na Oceânia, a oeste do Oceano Pacífico e a nordeste da Austrália. Está situado na sub-região da Melanésia, dentro da região biogeográfica de Oceânia Próxima. As ilhas mais ocidentais constituem a Região Autônoma de Bougainville e pertencem a Papua-Nova Guiné, enquanto as outras ilhas pertencem ao estado homónimo das Ilhas Salomão. O arquipélago possui uma área de cerca de 1.100 quilômetros de extensão e 600 quilômetros de largura e uma área total de 40.000 km².

Luciano Capelli é o seu Bispo e com a sua avioneta percorre mais de 300 ilhas para chegar a todos os católicos ali residentes num total de cerca de 14.000. Quando era criança queria ser piloto, cresceu, foi ordenado sacerdote, agora concilia ambas as vocações e tornou-se um Bispo piloto muito solicitado.

Numa missão com poucos sacerdotes e infindas distâncias entre ilhas, este salesiano italiano, após uma experiência de 35 anos como missionário nas Filipinas, consegue dar resposta a todos os pedidos e necessidades dos seus fiéis duma forma perfeitamente inovadora. Porém, reconhece a preciosa ajuda dos laicos, catequistas e ministros que muito empenhadamente colaboram com ele em todos os serviços da Igreja prestados naqueles lugares.

Saúde, educação e assistência na doença são prioridades que reconhece serem prementes. Dedicando-lhe muito do seu tempo, também não descura a sua formação espiritual e religiosa, a qual é muito bem acolhida e procurada nestas terras do fim do mundo.



Suzana Maria de Jesus



Sem comentários:

Enviar um comentário