Páginas

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Missa do Galo na Palestina

Peregrinos de todo o mundo, assim como palestinianos, reuniram-se em Belém, na Palestina, para celebrarem o Natal perto da Basílica da Natividade, Igreja construída sobre no local onde nasceu Jesus, de acordo com a tradição cristã.

Num ambiente festivo, os altifalantes tocavam músicas de Natal em árabe e como é habitual, os escoteiros palestinos desfilaram ao som de gaitas pela Praça da Manjedoura, próxima da Basílica onde se encontrava uma imponente árvore de Natal.

Belém, cidade palestina na Cisjordânia, foi ocupada por Israel há mais de 50 anos, está separada de Jerusalém por um muro construído pelas autoridades israelitas e tem sido palco de vários conflitos. Mas, não obstante o contexto político, a presença do Presidente Palestino, Mahmud Abbas, bem como de outras autoridades palestinas, é sempre uma constante nestas cerimónias cristãs.

O arcebispo Pierbattista Pizzaballa, administrador apostólico do patriarca latino de Jerusalém chegou, no início da tarde de segunda-feira, a Belém, onde celebrou a tradicional missa da meia-noite. Foi recebido com bandas de música e grande calor humano pelos locais, cristãos e muçulmanos, e pelos turistas que ali se encontravam, para todos juntos festejarem o nascimento de Jesus.

Tudo decorreu em harmonia, paz e clima de grande respeito e religiosidade, tendo as autoridades reconhecido que no sector turístico, há muitos anos não se registava um fluxo tão grande de turistas e peregrinos.

Joana Cordeiro



Sem comentários:

Enviar um comentário