Páginas

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

O que fica do Natal?

Bom dia a si que nos acompanha, nesta Oitava do Natal. Depois da celebração do nascimento de Jesus Cristo, a Igreja Católica assinala hoje a festa do seu primeiro mártir, Santo Estêvão. Um momento simbólico, assinalado no Vaticano com a recitação do ângelus, sob a presidência do Papa Francisco.
Já no dia 25, o pontífice rezou quem vive o Natal sem liberdade religiosa, evocando os conflitos na Síria, Iémen, Venezuela, Nicarágua e Ucrânia, entre outros.
Desde a varanda central da Basílica de São Pedro, Francisco deixou os seus votos natalícios à cidade de Roma e ao mundo, defendendo uma “fraternidade” universal que promova o entendimento entre culturas e religiões.
As minhas boas-festas natalícias são votos de fraternidade. Fraternidade entre pessoas de todas as nações e culturas”

O Programa ECCLESIA chega hoje à sua companhia na Antena 1 da rádio pública, pelas 22h45, numa emissão dedicada à “primeira oitava”, feriado regional na Madeira. No arquipélago, as comorações natalícias prolongam-se pelo dia 26 de dezembro e conversamos sobre essas tradições com a escritora Graça Alves, coordenadora do Almanaque do Posto Emissor do Funchal. Já na RTP2, pelas 15h00, a ECCLESIA conta histórias que ajudam a fazer “Acontecer Natal”.

Despeço-me com votos de boas notícias, sempre.
Octávio Carmo

Sem comentários:

Enviar um comentário