Páginas

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Quando uma guerra parece uma batalha

Bom dia e boa semana!
Este domingo assinalou-se o fim de Primeira Guerra Mundial. À 11ª hora do 11º dia do 11º mês de 1918 (11 de novembro) entrou em vigor o armistício que marca o fim dos conflitos, assinado num comboio, na localidade francesa de Compiègneno. "Apostemos na paz, não na guerra", disse o Papa no Vaticano. "As guerras são todas estúpidas e revelam falta de entendimento e de diálogo", afirmou D. Amândio Tomás, bispo de Vila Real, numa celebração única: de homenagem ao Soldado Milhões, natural de Murça, herói português na frente de combate, em França. Há 100 anos, o dia 11 de novembro era de fim de uma guerra que depressa se transformou numa batalha... Porque outra surgiu poucas dezenas de anos depois... Essa também acabou, felizmente! E agora? O Papa Francisco diz que vivemos uma III Guerra Mundial "aos pedaços"... Batalhas, portanto, em diferentes sítios, reais ou virtuais, mas que sempre geram vítimas, infelizmente!
Esta semana, os seminários estão no centro das diocese de Portugal: decorre a Semana dos Seminários e multiplicam-se mensagens, apelos, convites para conhecer e apoiar as casas de formação sacerdotal. Na Agência ECCLESIA, vamos informar sobre contributos pluridisciplinares nesse processo formativo e sobre a presença de leigos nas equipas formadores da generalidade dos seminários de Portugal. Histórias que passam no programa emitido na Antena 1, às 22h45, e que vão ser publicadas no Portal da Agência ECCLESIA.
Esta semana é também de reunião do episcopado português. A Conferência Episcopal realiza a sua Assembleia Plenária, a segunda do ano (e última, como é habitual), e tem na agenda de trabalho temáticas centradas no matrimónio, na família e nos jovens.
Uma semana com notícias relevantes, como normalmene acontece, para acompanhar permanentemente no portal da Agência ECCLESIA. Encontramo-nos por lá!
Boa semana!
Paulo Rocha


Sem comentários:

Enviar um comentário