Páginas

domingo, 11 de novembro de 2018

Pelo São Martinho, vai à adega e prova o vinho

Bom dia para si que também ao domingo acompanhas as notícias que a Agência Ecclesia publica.
Antes de por as castanhas no assador, fique a saber como a fé ajudou seis pessoas nas suas opções de vida. Isso mesmo esteve em destaque na segunda edição do «Évora Talks». A Ecclesia esteve na arquidiocese em reportagem e, antes das imagens, fique com o que de essencial aconteceu no encontro «O que tens feito?»
D. Senra Coelho afirmou que a fé, “se for irrelevante” torna-se desnecessária, mas vale a pena também conhecer o testemunho do casal Mariana e Filipe Pinto, quecom fé ultrapassaram a doença; o testemunho de missão de Madalena Perloiro em São Tomé e Príncipe, ou conhecer o raspanete que a Santa Madre Teresa de Calcutá deu à irmã Maria de Fátima Magalhães. Tudo isto para ler aqui.

Em Lisboa, a Fraternidade Verbun Dei encheu a Aula Magna para uma reflexão sobre felicidade, as redes digitais, o catolicismo e as relações de três milhões de jovens. O encontro «Três Milhões de Nós» juntou publicitários, padres, não crentes, educadores, pais e muitos jovens apostados em encontrar sintonias e sentidos de vida.
Este encontro e o testemunho da missionária da Fraternidade Verbun Dei, Núria Frau, vão estar em destaque no programa Ecclesia que hoje é emitido na antena 1. Se não o conseguiu acompanhar, pode sempre escutar através do site da Agência Ecclesia.
Ainda sobre os jovens, em Fátima aconteceu o conselho nacional da Pastoral Juvenil, com a presença de D. Joaquim Mendes, um dos delegados da Conferência Episcopal Portuguesa no Sínodo dos bispos, que aconteceu no Vaticano e refletiu sobre «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional».
A leitura aprofundada do documento final e um caminho de sinodalidade são apontados pelos Presidente da Comissão Episcopal Laicado e Família, como essenciais para criar uma Igreja de acolhimento para os jovens que “já fazem parte da família e outros que não”.
Demos ainda conta da condecoração que a Província Portuguesa da Ordem dos Pregadores Dominicanos recebeu das mãos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Deixo-lhe ainda a sugestão de acompanhar o 70x7, na rtp2, hoje sobre o padre Manuel Antunes, sacerdote jesuíta, por muitos recordado como um pedagogo de excelência, com um papel fundamental na transição democrática em Portugal e no conhecimento de uma geração que passou pelo anfiteatro I, da Faculdade de Letras, na Universidade de Lisboa.

Semana dos Seminários está a começar e a Ecclesia está a preparar conteúdos que vale a pena acompanhar ao longo dos próximos dias.
E, se ainda não sabe, fique a saber que a Igreja católica celebra hoje a festa litúrgica de São Martinho (316-397), bispo de Tours (França) e antigo militar, famoso pela atenção aos pobres, simbolizada na imagem da capa cortada ao meio, para abrigar um pedinte.
“O jovem soldado [São Martinho], encontrou na estrada um pobre entorpecido e trémulo de frio. Pegou no seu manto e, cortando-o em dois com a espada, deu metade àquele homem. Nessa noite apareceu-lhe Jesus em sonho, sorridente, envolvido naquele mesmo manto”, assim recordava o papa emérito Bento XVI, numa catequese.
A tradição do Dia de São Martinho é assar as castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do verão anterior.
«No dia de S. Martinho com duas castanhas se faz um magustinho.»
Bom magusto para si e um bom domingo!

Sem comentários:

Enviar um comentário