Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

"To be continued"

Olá bom dia e bom início de semana de trabalho
E comecemos por aqui, pelo início da semana de trabalho. Infelizmente, o domingo é cada vez mais o início da semana de trabalho de forma generalizada. Para D. Manuel Linda, é necessário reconquistar esse descanso semanal como dia da família e, para quem tem fé, Dia do Senhor. Foi um dos desafios deixados na homilia da Missa, no Dia do Exército, a quem pediu para estar "na linha da frente de um novo humanismo”.
Mas os últimos dias foram marcados pelo Sínodo dos Bispos, que decorreu em Roma: 400 participantes de todo o mundo, entre os quais mais de três dezenas de jovens, dois bispos de Portugal... E dois jornalistas de Portugal.
Do que resultou deste Sínodo, nem o Papa quis dizer muito. Afirmou que, mais importante do que um documento, é relevante o modo "de ser e de trabalhar em conjunto", que marcou a preparação e o decorrer dos trabalhos sinodais. Assim, é um "filme" "to be continued", como se ouviu por lá! Escuta e diálogo são atitudes conquistadas e "a ser continuadas". Todas as notícias estão em www.ecclesia.pt/sinodo2018.
Do Sínodo dos Bispos fica também um "modo de ser e trabalhar em conjunto" no que diz respeito à divulgação do que foi acontecendo: uma parceria entre a Agência Ecclesia, Família Cristã, Flor de Lis, Rádio Renascença e Voz da Verdade, com o apoio da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, permitiu que de Roma chegassem conteúdos dos trabalhos sinodais, quantitativa e qualitativamente muito relevantes. Não foi o primeiro trabalho em parceria, mas este foi  desenvolvido de forma mais sustentada por iniciativa das instituições envolvidas e concretizado por excelente trabalho por parte do Octávio Carmo, da Agência Ecclesia, e do Ricardo Perna, da Família Cristã. Esperemos que este caminho conheça novos e muitos projetos, a bem da informação em Portugal.
Para a semana que começa, fica a promessa de muitas notícias sobre os muitos acontecimentos deste fim de semana e a projeção de outros, como o "3 Milhões de Nós", no programa ECCLESIA que passa pelas 15h00 na RTP2. Na Antena 1, às 22h45, partilhamos  uma história ao longo dos próximos dias: a do padre José António na proximidade e atenção a quem sofre nos Hospital Universitário de Coimbra.
Votos de boa semana, com muitas e boas notícias!
Paulo Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário