Páginas

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Os movimentos ajudam a chegar à Igreja… e hoje à uma caminhada em Roma.

Bom dia e paz e bem!!
Os movimentos ajudam a chegar à Igreja e não estou a referi-me à capacidade motora de andar (para a frente) mas os movimentos juvenis, como os Escuteiros que acolhem quem os procura, como testemunhou Henriette Camara, da Guiné-Conacri, no Sínodo.
“Se hoje estou aqui, se me tornei católica, é graças ao Movimento Escutista. Eu fui acolhida por este movimento, apesar de não ser cristã, porque era muçulmana; depois, no seguimento dos meus estudos, fui acolhida por uma família cristã, que acompanhava à Igreja, todos os domingos – os filhos e os meus amigos. Pouco a pouco, comecei a amar o próprio Cristo, sem que me tivesse apercebido” - Henriette Camara
Estamos na última semana do Sínodo dos Bispos e estamos também em Roma a acompanhar todos os trabalhos. O debate agora centra-se no projeto do Documento Final (atualmente com 173 parágrafos), ainda reservado, e a da Carta aos Jovens, que vai ser lida este domingo, na Missa conclusiva da assembleia.
Hoje, por exemplo, o programa da assembleia sinodal inclui uma peregrinação com os seus participantes, vão passar no túmulo de São Pedro e o Papa preside à Eucaristia.
As quartas-feiras continuam a ser dia de casa cheia no Vaticano e o Papa continua o ciclo de reflexões sobre os Mandamentos, ontem foi sobre o sexto: ‘Não cometer adultério’.

Ontem à noite uma tertúlia, promovida pelos Jesuítas, convidou a sair da bolha numa “conversa «sem filtros» sobre a Igreja” dedicada aos jovens e com os jovens como intervenientes.
Esta é uma das muitas notícias que vai poder ler hoje no site da sua Agência Ecclesia, já na televisão vamos conversar com a jornalista Aura Miguel, sobre a importância dos jovens nos últimos pontificados, às 15h00 na RTP2, e à noite os temas da juventude voltam a ser protagonistas, na Antena 1 da rádio pública, pelas 22h45.
Cumprimentos e votos de um bom final de semana, sempre na nossa companhia
Carlos Borges


Sem comentários:

Enviar um comentário