Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

O Sínodo nas ruas de Roma...

Em Roma foram seis quilómetros por caminhos de montanha e pelas ruas da cidade, até ao túmulo de São Pedro, onde o grupo foi recebido pelo Papa. Ontem o Sínodo dos jovens saiu à rua. D. Rino Fisichella, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização (Santa Sé), explicou à Agência ECCLESIA que a peregrinação nasceu da ideia de mostrar “uma Igreja a caminho”, para levar o Sínodo à rua, num percurso que evoca a história das peregrinações, ao longo de todos os séculos do Cristianismo.
A oriente, os reitores das universidades chinesas encontram-se hoje com reitores de língua portuguesa. A Universidade de São José, em Macau, acolhe o 1º fórum dos reitores das instituições do ensino superior da China e dos países de língua portuguesa, nos dias 26 e 27 deste mês, que tem como tema «Ensino Superior sob a iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota». Esta atividade pretende corresponder à construção da “Base de formação de quadros bilingues de chinês e português” e desenvolver o papel de Macau como plataforma de serviços entre a China e os Países de Língua Portuguesa. 
“Comunicar periferias, verdade e esperança” é o tema que inspira hoje, a Jornada diocesana da Comunicação Social da diocese de Angra (Ilha Terceira – Açores). Promovida em conjunto com o Instituto Católico de Cultura, decorre no Centro Pastoral Pio XII, em Ponta Delgada (Ilha de São Miguel) e tem por objetivo partilhar experiências entre profissionais dos media de inspiração cristã e profissionais da comunicação social generalista, procurando debater os desafios que se colocam ao jornalismo de inspiração cristã e, consequentemente, a sua responsabilidade para com as periferias, a verdade e a esperança.
O que se pede hoje a um catequista, vai estar em análise nesta sexta feira, em Fátima no Centro Pastoral Paulo VI. São as Jornadas nacionais de catequistas que terminam no domingo. «Ser Catequista Hoje: As Dimensões da Formação» é o tema desta ação de formação, destinada a catequistas de todo o país e que acontece no encerramento da Semana Nacional da Educação Cristã.
Esta tarde na RTP2 o programa Ecclesia antecipa a liturgia do próximo domingo com a análise dos textos bíblicos.
Mais tarde, na Antena1 é a edição rádio do programa Ecclesia que, pelas 22h45 sublinha a defesa dos imigrantes e o diálogo entre culturas, a partir do relatório do Sínodo e de uma experiência concretizada nas paróquias de Nova Oeiras e S. Julião da Barra no Patriarcado de lisboa.
Tenha um grande dia
Henrique Matos
Nota da redação:
O título/assunto da mensagem enviada esta quinta-feira, dia 25 de outubro, tinha um erro ortográfico. Infelizmente, após o envio da mensagem, já não nos foi possível corrigir. Pelo sucedido pedimos desculpa.

Sem comentários:

Enviar um comentário