Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

O católico pode participar no Halloween?

É uma dúvida que hoje se nos coloca, pois será que esta festa tem algum significado espiritual para a nossa cultura tradicionalmente cristã? Será apenas uma prática cultural inofensiva, ou trará implícito, senão mesmo muito explicito, a alusão a forças malignas, bruxas, médiuns, rituais satânicos?

Pode parecer que estou a exagerar ou generalizar, mas infelizmente não estou, é uma moda imposta por grupos, forças politicas, económicas e lobbies cujo fim é nitidamente o de abanar e mesmo profanar toda e qualquer vestígio da tradição cristã, de adoração a Deus e de veneração aos mortes no sentido de os encaminhar para o Céu, local de excelência que as forças do mal a todo o custo tentam afastar do ser humano vivo ou morto.

Diabólico no verdadeiro sentido do termo, pois S. Paulo já nos advertia que “Não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares” (Ef 6,12). “Sede sóbrios e vigiai. O vosso adversário, o demónio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar” (1Pd 5,8). Embora não os vejamos, os espíritos malignos são seres inteligentes, que agem tentando perder as almas. Não os vemos, mas sofremos as suas investidas.

Muitos sacerdotes exorcistas atestam essa verdade na prática de seu ministério, pois é grande a contaminação que sofrem muitas crianças e jovens ao participarem nas aparentemente "inofensivas" brincadeiras, mas que constituem uma festividade puramente pagã. 

Por isso, recomenda-se às famílias católicas que evitem tomar parte nessas comemorações e não permitam que os seus filhos e netos se mascarem de bruxos, demónios e outras coisas afins. 

Admitindo com reservas que na origem do Halloween haja algum vestígio católico, reconheçamos que festejá-lo desta forma mundana e horrenda como ele é festejado hoje, constitui muito mais um mal do que propriamente um bem, ou algo de positivo e de sereno em prol dos Santos, dos vivos e dos defuntos.

“O Halloween é o Hossana do Diabo”, não nos deixemos enganar pelo pai da mentira, nem por toda uma sociedade que quer vender a todo o custo, brincar com coisas sérias e destruir o sentido do sagrado e do divino que ainda existe em nós e do respeito com que veneramos os nossos ente queridos que já partiram. 

José M. Esteves



Sem comentários:

Enviar um comentário