Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Halloween, uma festa estranha

Halloween é uma festa comemorada no dia 31 de outubro, véspera do Dia de Todos os Santos. Esta festa é realizada, em grande parte, nos países ocidentais, sendo mais forte nos Estados Unidos, para onde foi levada por emigrantes irlandeses, em meados do século XIX. 

Na valorização da cultura americana, especialmente nas escolas de inglês e nos filmes de Hollywood, foi-se espalhado pelo mundo. A moderna festa de Halloween, que se propagou desde os Estados Unidos e Inglaterra, preservou muito pouco de seus elementos originalmente cristãos, porque a Rainha Elisabete I, desprezando (como boa protestante que era) a intercessão pelos mortos, proibiu os seus súbditos (e fiéis) de tomarem parte em quaisquer cerimónias que lembrassem o respeito e a reverência que, enquanto membros do mesmo corpo místico, todos devemos aos nossos irmãos que morreram em Cristo. 

Com isso, ao invés de eliminar os festivais que seu povo tão piedosamente celebrava, o que a Coroa conseguiu foi simplesmente desnaturar o Halloween de todo o seu sentido cristão, fazendo com que os ingleses retomassem, ainda que de forma mitigada, os cultos macabros que os celtas, seus ancestrais pagãos, prestavam aos mortos. 

É claro que as famílias cristãs podem e devem servir-se desta ocasião, para restaurar o autêntico sentido católico do dia 31 de outubro, aproveitando a proximidade da festa de Todos os Santos para inspirar as crianças e os jovens a imitarem o exemplo desses amigos de Deus e aspirarem ao destino eterno que eles alcançaram. 

Uma boa sugestão nesse sentido seria, ao invés de impor nos filhos os costumes dos condenados ao inferno, vesti-los com roupas de santos. Vesti-los de santos, sim, o que não significa necessariamente vesti-los com hábitos clericais ou religiosos, porque afinal, como nos ensina a história da Igreja, a santidade é para todas as pessoas, independentemente do estado de vida e da faixa etária em que se encontrem. Incentivando assim as crianças a celebrarem deste modo a véspera de Todos os Santos, começarão a prepará-los desde já para a celebração plena desse mistério no Céu.

Halloween é uma festa pagã, alheia à tradição cristã, converteu-se numa moda supersticiosa e oca que se vai impondo com inconsciente frivolidade mas muito consumismo. 

Terão as pessoas consciência de que quando aderem a esta moda, no fundo, festejam a morte, o diabo e o inferno?

São coisas muito sérias para se levarem de ânimo leva…

Suzana Maria de Jesus



Sem comentários:

Enviar um comentário