Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

É caso para dizer «Tens para a troca?»

Do convívio com o sobrinho nasceu a ideia de criar uma caderneta lúdica e simultaneamente catequética. Assim se apresenta a «Caderneta dos Santos», da autoria de José Maria Souto Moura, que apresenta a vida de 73 santos da Igreja. Esta é uma forma divertida que perceber que “os santos foram pessoas como nós, que marcaram a história pela forma heroica como viveram as virtudes”.
Continuamos a falar de cultura e de livros: «Presidente dos afetos» é uma obra da jornalista Cláudia Sebastião, que o convida a um olhar humano e afetivo sobre o professor que recebe chefes de Estado e ensina uma mulher presa a “melhorar a maquilhagem”. O livro vai ser lançado na próxima semana mas pode já ler a introdução.
Dentro de dias terá início o congresso «Padre Manuel Antunes, pedagogo da democracia» que quer assinalar os 100 anos do nascimento do sacerdote jesuíta e professor da Faculdade de Letras que marcou diferentes gerações com a sua lecionação e conhecimento. Esta é também uma ocasião para propor às novas gerações um pensamento crítico e comprometido com o mundo. O historiador José Eduardo Franco apresenta este congresso que se desdobra entre a capital e a Sertã, terra natal do sacerdote.
Neste último dia de outubro véspera de Todos os Santos, conversamos com o padre Nuno Rosário Fernandes sobre um evento que a paróquia de Benfica vai promover: a noite de todos os santos. Para acompanhar na rtp2 e mais tarde no portal da Agência Ecclesia.
Ao longo desta semana, pelas 22h45, pode acompanhar os momentos partilhados do padre José António com tantos que com ele se cruzaram nos corredores do Centro Hospitalar e universitário de Coimbra. Uma conversa sobre a morte e o luto mas cheia de vida.
Há mais notícias e acontecimentos para acompanhar no portal de informação da Agência Ecclesia. Encontramo-nos lá?

Sem comentários:

Enviar um comentário