Páginas

sábado, 20 de outubro de 2018

Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja - 20 e 21 de Outubro

dnbci18 banner


dnbci18 dia 20
 aveiro consprev

ACÇÃO DE FORMAÇÃO EM CONSERVAÇÃO PREVENTIVA
AVEIRO, Seminário Diocesano
20 de Outubro, das 10h00 às 17h00
Acção de formação dirigida a todos quantos se encontram em contacto permanente com o património artístico das igrejas, coordenando ou assegurando a sua manutenção, destina-se também a responsáveis, técnicos e colaboradores com funções nas diversas áreas dos Bens Culturais da Igreja, bem como a todos aqueles que pretendam obter formação especializada neste domínio.



 funchal dar a
ver

CONFERÊNCIA "A OURIVESARIA EM PORTUGAL NOS SÉCULOS XVI E XVII
FUNCHAL, Casa-Museu Frederico de Freitas
20 de Outubro, 11h00

Conferência por Luísa Penalva, pretende divulgar o património artístico existente no arquipélago da Madeira em diálogo com obras nacionais e internacionais. Para além dos trabalhos de investigação, classificação e conservação e restauro, é ainda essencial proceder-se à divulgação e ao conhecimento de um vasto e diversificado conjunto de bens móveis e imóveis postos à guarda de todos os madeirenses, e que constituem uma essencial reserva de identidade cultural. Vários especialistas, locais e nacionais, são convidados a abordarem, de forma mais específica ou generalista, aspetos da imensa diversidade cultural conservada in situ ou já transitada para museus.
Na conferência A Ourivesaria em Portugal nos Séculos XVI e XVII será referida a produção de obras de ourivesaria em Portugal caracterizada pela perícia técnica e pela qualidade artística, patentes na sua execução, tornando-se, por isso, objeto do interesse científico e altamente cobiçada nos mercados mundiais. A presente comunicação terá por base a coleção de ourivesaria do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), mostrando algumas das mais icónicas peças da ourivesaria portuguesa de Quinhentos e de Seiscentos, nomeadamente a Custódia de Belém, as salvas manuelinas, o Relicário da Rainha D. Leonor, bem como, peças de referência da centúria seguinte, como o Báculo do Convento São Bento de Avé-Maria do Porto e o Cofre do mosteiro dos Jerónimos, entre outros.


 lagoa

VISITA GUIADA À COLEÇÃO VISITÁVEL DA MATRIZ DE LAGOA COM INTÉRPRETE DE LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA
LAGOA, Coleção Visitável da Igreja Matriz
20 de Outubro, das 17h00 às 18h00

Procurando uma evangelização acessível e inclusiva através da cultura, a Coleção Visitável da Matriz de Lagoa promove visitas guiadas ao espaço museológico e litúrgico com intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, de forma a promover um maior envolvimento de diferentes públicos no acesso à cultura e evangelização.



 lisboa cehr

VI ITINERÁRIO DE ARQUITETURA RELIGIOSA CONTEMPORÂNEA. LISBOA: ORDENS RELIGIOSAS
LISBOA, Largo da Luz (ponto de partida, 10h)
20 de Outubro, das 10h00 às 19h00
Após a expulsão de Portugal das ordens religiosas em 1834, o seu regresso realizou-se de forma progressiva ao longo do século XX. Este movimento implicou frequentemente a encomenda de projetos para novas igrejas, casas, conventos, colégios e seminários, que traduziram um novo entendimento sobre a sua organização e distribuição no território nacional.
Na capital foram vários os conjuntos edificados pelas ordens religiosas ao longo de mais de meio século. O itinerário proposto pretende descobrir estas diferentes arquiteturas que acompanharam as dinâmicas estéticas contemporâneas, mas também compreender melhor os critérios urbanísticos e pastorais que presidiram à construção destas igrejas, muitas vezes já não apenas conventuais, mas também paroquiais da cidade em expansão.
O itinerário percorrerá um conjunto de templos de Lisboa associados a distintos institutos religiosos: Franciscanos (Igreja de N. Sra. da Imaculada Conceição, Carnide, Norberto Corrêa, 1967); Franciscanos Capuchinhos (Igreja da Sagrada Família, Calhariz de Benfica, Joel Santana, 1972); Dominicanos (Igreja de São Domingos, Alto dos Moinhos, José Fernando Gonçalves e Paulo Providência, 2005); Franciscanos Conventuais (Igreja de Santa Clara, Chelas, Gonçalo Byrne, 1996); Jesuítas (Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Lumiar, Lucínio Cruz, 1955, Bernardo Miranda, 2003); Paulistas (Capela de Jesus Mestre, Apelação, Patrícia Marques e Paulo Costa, 2015).


lourinha

VISITA GUIADA À IGREJA CONVENTUAL DE SANTO ANTÓNIO
LOURINHÃ, Igreja Conventual de Santo António
20 de Outubro, das 15h30 às 17h00
Iniciativa de participação livre, tem como objectivo dar a conhecer o espólio pictórico, estatuária e azulejaria da Igreja Conventual de Santo António.



ourem

SEMINÁRIO "PATRIMÓNIO RELIGIOSO: PRESERVAR E COMUNICAR A IDENTIDADE LOCAL"
OURÉM, Auditório do Edifício Sede do Município de Ourém
20 de Outubro, 10h00 e 16h00
Iniciativa integrada nas Comemorações do Ano Europeu do Património Cultural e do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja. Inscrição obrigatória.



 porto
clerigos concerto

CONCERTO DIA DE S. LUCAS
PORTO, Igreja dos Clérigos
20 de Outubro, 12h00
Dando a conhecer a cultura musical de cariz sacro em Portugal, apresenta um programa do século XVIII a inícios de XIX, pelo organista Rui Soares.
Programa: António Silva Leite (1759-1833 / Porto) - Vota mea Domino; Frei Marques e Silva (1782-1837 / Vila Viçosa) - Versos de 4º tom (sobre o Hino "Iste Confessor"); Policarpo José da Silva (1745-1803 / Lisboa) - Murmurate clari fontes; António Silva Leite - Aria Latina.



porto clerigos visitas

VISITAS GUIADAS AOS CLÉRIGOS"
PORTO, Torre, Museu e Igreja dos Clérigos
20 de Outubro, 17h00
Visitas guiadas temáticas ao património dos Clérigos (Igreja e Museu), promovendo um conhecimento das principais peças/espaços restaurados em 2015 pela Signinum, por forma a obter um momento singular para a promoção do património eclesial. Limitado a 25 pessoas por horário. Inscrição obrigatória.



 rromanico 1

PALESTRA "PRESENÇA JESUÍTA NA ROTA DO ROMÂNICO"
PORTO, Museu de Arte Sacra e Arqueologia / Igreja de São Lourenço (Grilos)
20 de Outubro, 16h00
Palestra por Rosário Correia Machado e José Augusto Costa (Rota do Românico).



 viseu

VISITAS ORIENTADAS NA PROCURA DE DEUS: CINCO DIAS, CINCO IGREJAS
SÃO JOÃO DE LOUROSA, Igreja de São João Batista
20 de Outubro, 21h00
Visita orientada por Fátima Eusébio (DBCDV).



 sousel

CONFERÊNCIAS "DOIS PINTORES, DOIS TESTEMUNHOS DA ARTE SACRA EM SOUSEL, TRÊS CONFERÊNCIAS"
SOUSEL, Igreja Matriz
20 de Outubro, das 15h00 às 16h00
Os pintores Francisco João (act. 1558-1595) e Francisco Pinto Pereira (act. 1720-1752) marcaram duravelmente a qualidade da devoção religiosa em Sousel, através do políptico que o primeiro realizou para a Capela do Espírito Santo, na segunda metade do século XVI, e mediante a policromia sumptuosa do retábulo-mor de que o segundo foi encarregue para o retábulo-mor da Igreja Matriz, em 1736.
No processo de redescoberta e valorização dos bens culturais da Igreja, as três conferências programadas têm em vista promover uma partilha de trabalhos científicos desenvolvidos em torno destas criações de Arte Sacra, do ponto de vista autoral, material e tecnológico, como forma de preservar uma herança colectiva.
I. 15h00-15h20 "Um novo olhar sobre o Retábulo do Espírito Santo de Sousel: história, conservação e técnica", Helena P. Melo, Sara Valadas, Liciane Plouvier, Miriam Pressato, Yigit Helvaci, António Candeias

II. 15h20-15h40 "A paleta escondida", Sara Valadas, Miriam Pressato, Helena P. Melo, António Candeias
III. 15h40-16h00 "Os diferentes géneros pictóricos de Francisco Pinto Pereira e o seu legado em Sousel: Francisco Pinto Pereira e os «fingidos» do Retábulo-mor da Igreja Matriz", Agnès Le Gac


 tomar concerto

CONCERTO CORAL CHORUS AURIS OURÉM
TOMAR, Convento de Cristo
20 de Outubro, 21h00
Atuação do Coro Chorus Auris de Ourém na Charola do Convento de Cristo. Direção a cargo da Maestrina Ângela Marques. A entrada é gratuita e será feita pelo Portão do Claustro da Micha.



 torre de
moncorvo

CONCERTO "SONS D´OUTONO"
TORRE DE MONCORVO, Igreja Matriz
20 de Outubro, 21h00
Concerto realizado pela Escola Municipal Sabor Artes de Torre de Moncorvo e a Banda Filarmónica de Felgar, onde serão apresentadas obras musicais, de diferentes compositores nacionais e estrangeiros. Com esta iniciativa pretende-se valorizar e divulgar o Património Musical da Igreja.



 viseu

CONFERÊNCIA "A MÚSICA NA LITURGIA"
VISEU, Igreja da Misericórdia
20 de Outubro, 15h00
Conferência por Emanuel Pacheco (Comissão Nacional de Música Sacra), seguida de actuação do Grupo Coral de São José da Paróquia da Cunha Baixa.


dnbci18 dia 21


 aveiro expos

ENCERRAMENTO DA EXPOSIÇÃO "OS BISPOS DE AVEIRO E SANTA JOANA
AVEIRO, Museu de Aveiro / Santa Joana
21 de Outubro 2018, 16h00



 coimbra rainha
santa

"VISITA ORANTE" À IGREJA DA RAINHA SANTA ISABEL
COIMBRA, Igreja do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova
21 de Outubro, 17h00
Visita guiada à igreja da Rainha Santa Isabel, explicativa dos retábulos e painéis aí existentes, acompanhada de momentos de oração adequados aos santos e às várias representações artísticas presentes na igreja da Rainha Santa Isabel.
Num espaço de tão forte densidade espiritual como é o desta belíssima igreja, a extrema beleza da arte é facilmente capaz de nos impregnar o espírito até aos lugares mais recônditos dos nossos sentimentos, se soubermos complementar a percepção visual da arte com os conteúdos históricos e objectivos religiosos que são inerentes à sua concepção e execução. Assim, de cada painel, de cada retábulo, de cada imagem facilmente se desprende uma prece propiciadora do nosso diálogo interior com Deus, através dos Seus santos. No final da visita, será concedido aos visitantes espaço para a contemplação pessoal, durante o qual poderão prolongar o tempo de reflexão, de meditação e de oração. A visita é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia no Recordatório e limitada a 300 pessoas.



 lisboa panteo

VISITA GUIADA "DE IGREJA A PANTEÃO"
LISBOA, Panteão Nacional
21 de Outubro, 10h30
Numa visita comentada ao monumento conta-se a história da igreja que deu origem à expressão "Obras de Santa Engrácia" e que, após 4 séculos, se converteu no Panteão Nacional. Duração aproximada: 1h30. Mínimo 10 pessoas; máximo 30 pessoas. Sujeito a inscrição prévia, até dia 19.



 lisboa
museuchiado

CONVERSA EM TORNO DA OBRA "JEREMIAS", DE HEIN SEMKE
LISBOA, Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado
21 de Outubro, 16h00
Encontro orientado por Maria de Aires Silveira, intitulado "Um profeta visionário".

 mafra cartaz ic
CONFERÊNCIAS "FRANCISCO PINTO PEREIRA EM MAFRA"
MAFRA, Palácio Nacional de Mafra (Sala do Livramento)
21 de Outubro, das 15h00 às 16h00

Do "pintor de óleo" Francisco Pinto Pereira (act. 1720-1752), muito afamado no seu tempo, pouco se sabe e poucas obras foram identificadas como sendo suas. A recente descoberta, no Palácio Nacional de Mafra, de duas pinturas assinadas por ele, permite rearticular as informações tidas até à data e melhor contextualizar a actividade e a maniera deste mestre.
15h00-15h30 "Novo contributo para a fortuna crítica do pintor Francisco Pinto Pereira", Agnès Le Gac, Helena P. Melo, Gabriela Cordeiro
15h30-16h00 "Ver para além da superfície: uma pintura mafrense de Francisco Pereira", Agnès Le Gac, Helena P. Melo, Sara Valadas, Luis Piorro, António Candeias
 bustelo
VISITAS GUIADAS AO MOSTEIRO DE BUSTELO
PENAFIEL, Mosteiro de Bustelo
21 de Outubro, das 15h00 às 18h00
O Mosteiro de Bustelo, de fundação medieval, foi um cenóbio beneditino, tendo pertencido à Congregação Beneditina Portuguesa. A sua traça arquitectónica foi completamente reformulada a partir de 1633, conferindo à igreja e ao mosteiro o aspecto que hoje se lhe conhece, de feição barroca. Extinto em 1834, passou por diversas vicissitudes, encontrando-se hoje parcialmente arruinado, mas ainda com muitos elementos originais que valem uma visita.
Programa: visita guiada ao cruzeiro; capela de São Sebastião; escadaria e terreiros anexos ao mosteiro (opcional); igreja monástica; sacristia; piso inferior do claustro e antigo refeitório; piso superior do claustro (pequeno museu) e parte do lanço norte (dormitórios); coro-alto da igreja.

 porto
clerigos visitas
VISITAS GUIADAS AOS CLÉRIGOS
PORTO, Torre, Museu e Igreja dos Clérigos
21 de Outubro, 17h00
Visitas guiadas temáticas ao património dos Clérigos (Igreja e Museu), promovendo um conhecimento das principais peças/espaços restaurados em 2015 pela Signinum, por forma a obter um momento singular para a promoção do património eclesial. Limitado a 25 pessoas por horário. Inscrição obrigatória.

 |
sesimbra
capela espirito santo
VISITA AO NÚCLEO DE MUSEOLÓGICO DA CAPELA DO ESPÍRITO SANTO DOS MAREANTES
SESIMBRA, Núcleo Museológico da Capela do Espírito Santo dos Mareantes
21 de Outubro, 10h30 (marcação prévia até às 17h00 do dia 19)
Edificação de finais do século XV composta por Capela e Sprital Medieval. Foi erigida por mareantes sesimbrenses que dedicaram o edifício ao culto ao Espirito Santo/Corpo Santo. No local da antiga capela, piso superior, podem-se observar obras de arte dos séculos XV ao XVIII, das quais se salienta a obra atribuída a Gregório Lopes "Nª Srª da Misericórdia" e duas tábuas com a representação de "Stº António" e de "S. Tiago Peregrino", atribuídas ao Mestre da Lourinhã. No piso inferior observam-se as estruturas do hospital quinhentista, no qual era dada aos mais carenciados a assistência e apoio necessários. Grupos até 15 participantes. Acesso gratuito.


Conheça aqui todas as actividades
dnbci18 dia 18 a 21

fb 1

© Copyright 2012, Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja. Todos os direitos reservados
Contactos


Sem comentários:

Enviar um comentário