Páginas

sábado, 25 de agosto de 2018

Projeto Cabo Verde – Com 60 tudo se enfrenta

No dia 22 de Junho partimos rumo a Cabo Verde, à Cidade da Praia, capital do país, cheias de boas intenções e vontade de ajudar. A preparação em Portugal já tinha sido muita, com imensas mochilas por todo o lado, que não tínhamos conseguido mandar sem toda a ajuda que nos deram ao longo dos meses anteriores!

Em Cabo Verde encontramos algo que nos marcou a todas, pessoas muito simpáticas e felizes com a nossa chegada! Das primeiras coisas que aprendemos foi o “lema” das 60 voluntárias dos vários clubes de todo o país que participavam no Projeto: COM 60 TUDO SE ENFRENTA! Algo que se revelou útil ter em mente durante a nossa estadia!

Grande parte dos dias éramos recebidas no bairro do Fonton com vários “TIAAA!!” de muitas crianças, que nos ajudavam a superar todo o cansaço que poderia existir acumulado e logo começávamos as atividades. Entre teatro, volta ao mundo, música, artes e ambiente iam passando os dias com as crianças! Havia também uma equipa do dispensário médico, que era incansável dando dezenas de consultas por dia e, por vezes, quando chegavam a casa, acabavam ainda por ajudar uma ou outra voluntária que se sentisse pior… Com o grupo de jovens, além das atividades lúdicas como artes e coro, tínhamos também a atividade de construir o futuro que todas gostaram bastante! E para os adultos havia vários cursos como informática, culinária, empreendedorismo, primeiros socorros e voluntariado. Gostei bastante de observar a vontade de aprender de todas as pessoas envolvidas desde os adultos aos mais novos. Todos mostravam interesse e empenho por aprender cada vez mais! E, além disto, a alegria de que éramos rodeadas todos os dias!

Ali, à nossa volta, estavam várias pessoas com dificuldades, grande parte sem água e tantas outras coisas que tomamos por garantidas e, no entanto, a sua alegria contagiava. Toda a gente começava uma conversa com um “bom dia!” genuíno e um forte aperto de mão. Terminámos estas semanas com um agradecimento enorme pela sorte que tivemos de ter esta experiência e por tudo o que aprendemos lá!

Catarina Souto
19 anos
estudante de
Engenharia Mecânica







Sem comentários:

Enviar um comentário