Páginas

sábado, 25 de agosto de 2018

Plano de Férias Diferente II: Os caminhos de São Josemaria

Nas minhas férias de verão de 2018 fui a um convívio com o meu clube, o Rampa, e com mais dois clubes de Lisboa, o Darca e as Areias. Foi um convívio de seis dias em Espanha, em que visitamos alguns locais relacionados com a vida de São Josemaría Escrivá, o fundador do Opus Dei.

No Sábado, dia 7 de Julho saímos do Porto em direção a Lisboa, onde nos encontrámos com os outros clubes. Chegámos a Lisboa às 22h e viajámos de noite rumo a Espanha. Como no dia a seguir era o meu aniversário, ficámos acordadas até à 01h00 para festejar! Depois dormimos na camioneta.

Na manhã seguinte, parámos em Zaragoza onde visitámos a Basílica do Pilar e o seminário onde estudou São Josemaria. Foi um local muito importante na sua juventude que gostámos de conhecer.

De tarde chegamos a Torreciudad onde assistimos à Missa e fomos depois para El Grado, uma povoação com pequenas casinhas onde ficámos alojadas. Segunda-feira passamos a manhã em Torreciudad, visitámos a antiga ermida de Nossa Senhora, o santuário e disfrutamos de uma vista maravilhosa. De tarde fomos à piscina em Los Bancales e tivemos uma sessão sobre o caminho dos Pirinéus, a aventura que nos esperava no dia seguinte.

Nesse dia tivemos que acordar muito cedo para irmos para Peramola. Íamos percorrer 12 km do caminho que São Josemaría teve que fazer com alguns dos primeiros jovens da Obra para fugir da Guerra Civil Espanhola. Estava previsto caminharmos 12 km, mas como nos enganámos no caminho, andámos quase 20 km. Estava muito calor e ficámos sem água. Foi uma caminhada difícil, como foi para São Josemaria que a fez com neve e quase sem comida, mas valeu a pena! Acabada a caminhada em Pallerols voltámos para El Grado.

No último dia fomos a Barbastro, a terra onde nasceu São Josemaria. Visitámos a sua casa, a loja do seu pai, a escola onde estudou e a Catedral. Depois regressámos a Portugal, deixando primeiro as de Lisboa e de seguida viajámos para o Porto. Tivemos mais alguns imprevistos, mas que correram bem com a alegria e o bom humor de todas!

Eu gostei muito deste convívio. Nunca tinha ido a um convívio de tantos dias, ainda por cima noutro país! Foi uma experiência fantástica e ainda bem que pude ir, se não, teria perdido uma aventura inesquecível! Obrigada por este dia de anos!

Mariana Martelo
13 anos





Sem comentários:

Enviar um comentário