Páginas

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Na Estrada da Vida

Neste dia feriado da Assunção de Nossa Senhora, percorro a estrada da vida com um espírito dominado pela inquietude em que a história se tem de construir cada dia que desponta. Mas Deus é Pai, ajudando-nos sempre, a enfrentar as vicissitudes com que nos vamos confrontando. Olho em frente nesta estrada que percorro vislumbrando um dia de verão esplendoroso. Que tom azul maravilhoso possui o céu! O rio possuindo um tom azul esverdeado com leves ondas que se dirigem, a alguma velocidade certamente devido às correntes existentes, em direção ao mar. Um avião acabado de descolar, ganha altura rumo ao seu destino qualquer que ele seja. Olho novamente para o rio. Quisera que as ondas me levassem com elas. Fazia-se sentir uma brisa refrescante.

Almejo fazer as pazes com a escrita, há alguns dias que não sinto vontade de escrever. Com algum grau de frequência parece que nos encontramos cansados de nós próprios. Sempre o mesmo. Parece que tudo é recorrente, que nos falta alguma inspiração ou motivação, ou será mesmo uma autoestima baixa, já que a narrativa constitui um ato isolado de que não possuímos feed-back, ou eventualmente, acreditamos que as palavras amáveis que, às vezes nos dirigem, são unicamente por simpatia? Como é óbvio, falo apenas por mim. Sol que interrompes os meus pensamentos com o teu brilho cintilante refletido nas ondas indica-me o caminho que devo trilhar. Passa um barco. Parece de pesca. Questiono o rio: para onde me quer levar? Sabes rio, de tanto viajar, conheço o mundo. Na verdade, difícil será escolher um local onde queira viver. Mas as ondas pareciam entender os meus pensamentos. De repente, mudaram de direção e vieram ao meu encontro, como se me trouxessem uma mensagem. Não é para partir. Então o que busco? Falai comigo ondas do rio, através da inspiração do Espírito Santo, que se serve até da natureza, para falar connosco. Sublime mesmo! Que quereis mesmo transmitir, ondas do rio? Já entendi a mensagem. Hoje é um dos dias mais importantes do ano, o dia em que se comemora a Assunção de Nossa Senhora e eu aqui perdida a divagar. É dia de festa e este momento foi tão reconfortante e inspirador. Devolveu-me até a vontade de escrever. Obrigada, Mãe do Céu.

Maria foi levada por Deus, em corpo e alma, para os Céus. Há alegria entre os anjos”. Coração dulcíssimo de Maria dá força e segurança ao nosso caminho na terra; sê tu mesma o nosso caminho, porque tu conheces as estradas e os atalhos certos que, com o teu amor, nos levam ao amor de Jesus. Maria é vida, doçura e esperança nossa. E os seus olhos como os de seu filho são de misericórdia e de compaixão. Bendita seja a Mãe de Jesus que o trouxe no seu seio. A Igreja recorda este louvor no dia da sua Festa. Também recorda as palavras de Maria proferidas a sua prima Isabel: “Todas as gerações me chamarão bendita, porque o Senhor fez em mim maravilhas”. Na verdade, felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática. Maria não possuiu qualquer dúvida. Deixou atuar o Espírito Santo. Recordo as suas palavras: “Eis aqui a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a Sua Palavra”.

Neste dia a Virgem Maria, Mãe de Deus, foi elevada à glória celestial onde a aguardava o Seu Filho Jesus. Aurora e esplendor da Igreja, Ela é o consolo e a esperança do nosso povo ainda peregrino. Maria assunta ao céu, em corpo e alma, constitui um corpo glorioso. Maria é a prova e a certeza de que um dia estaremos com o corpo glorificado junto de Cristo glorioso. A Virgem é a nossa grande intercessora Junto do Altíssimo. É verdade que a vida na terra se apresenta aos nossos olhos tantas vezes como um “vale de lágrimas”, porque não nos faltam sacrifícios e sofrimento e sobretudo, falta-nos o Céu. (Falar com Deus, F. Fernández-Carvajal).

A Solenidade de hoje enche-nos de uma enorme esperança nas nossas súplicas, mas regressemos à Estrada da Vida, pedindo a Maria, enquanto nossa grande intercessora, que nos conceda sempre a força e a segurança, protegidos sob o seu manto, para percorrermos a nossa estrada, correspondendo aos desígnios e aos planos que Deus projetou para a nossa vida terrena. Santa Maria, Esperança nossa, rogai por todos nós!



Maria Helena Paes



Sem comentários:

Enviar um comentário