Páginas

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Eles ajudam a construir memórias para tornar o futuro possível na Síria


terça-feira, 7 de agosto de 2018


(Foto reproduzida daqui)
Mais de seis milhões de sírios fugiram do país nos últimos sete anos. Dentro da Síria, pelo menos 6,6 milhões estão deslocados. Perante isso, o que se pode fazer? O padre Fouad Nakhaleh, director do Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS, na sigla inglesa), na Síria, sugere o que se pode fazer: “Promover a justiça, chamar a atenção para situações de injustiça e, na medida das capacidades de cada um, repor a justiça”.

Ghalia, muçulmana de Damasco orgulhosa de trabalhar entre cristãos, que agora vê futuro para si em Portugal, explica que quando a ajudaram ganhou mais forças para ajudar os outros. E no momento em que a palavra “sírio” se tornou para tantos um símbolo de “radical”, lembra que “as pessoas, lá e cá, precisam de ser defendidas”. “Falem, falem em nossa defesa”, pede. Ajudar é também nunca, nunca “esquecer a Síria”.

O padre Fouad não estava preparado para a guerra, como nenhum outro sírio. Agora, enquanto responsável do JRS na Síria, não desiste da paz. E sublinha que os sírios não desistiram, ainda, da hospitalidade: “Hospitalidade e dignidade. Os sírios mantiveram a capacidade de expressar o seu ‘obrigado’ com muito pouco.” E recorda uma história, de 2013: “Organizámos uma distribuição para 3000 pessoas e era estilo supermercado, elas entravam e escolhiam o que queriam”, conta. “No dia seguinte, uma senhora voltou com a sua família e trouxe-nos um pequeno bolo. Era mesmo pequeno [e mostra o tamanho formando um círculo com as mãos]. ‘É isto que eu tenho’, disse. Éramos 100 voluntários mas fizemos uma grande festa com este bolo”, diz, emocionado com as suas memórias.

(excertos de uma reportagem de Sofia Lorena no Público, que pode ser lida na íntegra aqui

(Aqui também, pode ser lido um texto sobre Nouar Machlah, o jovem sírio que se reviu na imagem de Cavani ajudado por Ronaldo. Nouar vive em Évora, depois de ter fugido à guerra na Síria natal. Agarrou uma bolsa da plataforma de Jorge Sampaio para formar líderes e agora quer recompensar Portugal pelo que lhe deu...)




Sem comentários:

Enviar um comentário