Páginas

terça-feira, 3 de julho de 2018

Ver para Crer

Bom dia!
O título da newsletter de hoje remete para a festa litúrgica do dia: São Tomé, Apóstolo. Como recorda o diretório litúrgico, o discípulo ultrapassou a incredulidade para proclamar a fé pascal da Igreja: “Meu Senhor e meu Deus”. A tradição refere que pregou o Evangelho na Índia e a sua festa litúrgica celebra-se a 3 julho, memória da trasladação do corpo do santo para Edessa, na atual Turquia.

Se ficou de olhos em bico com os jogos do Mundial, esta segunda-feira, hoje pode dar uma olhada à 13.ª edição do Torneio de Futsal ‘Clericus Cup’, que reúne padres católicos de oito equipas: Braga, Viana do Castelo, Vila Real, da Congregação da Missão – Padres Vicentinos, Viseu, Guarda, Porto, Leiria e Lamego. 
A final, pelas 21h00 de quarta-feira, tem um cariz solidário e a organização pede ao público que ofereça material desportivo, que vai ser enviado para a Diocese moçambicana de Pemba. O jornal ‘Diário do Minho’ acompanha os jogos em direto, através das redes sociais: https://www.facebook.com/diariodominho.pt/videos

Foi uma das perguntas que mais nos fizeram, nos últimos dias, e agora podemos dar-lhe a resposta definitiva: a ordenação episcopal de D. José Tolentino de Mendonça, novo arquivista e bibliotecário do Vaticano, vai decorrer a 28 de julho, às 16h00, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. A celebração vai ser presidida pelo cardeal-patriarca, D. Manuel Clemente, e terá como bispos co-ordenantes o cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, e D. Teodoro de Faria, bispo emérito do Funchal.

A Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP) – Portugal vai promover a campanha ‘Reze pelos sacerdotes’, entre 6 e 13 de julho, de acordo com a intenção do Papa para o mês de julho.
Por cá, a reportagem ECCLESIA vai ao encontro do encontro ibérico das Comissões Episcopais das Comunicações Sociais 2018, com o tema ‘Os jovens e comunicação’, a decorrer na cidade da Maia, na Diocese do Porto.

Pelas 15h00, o programa ECCLESIA recorda o recente consistório e apresenta a obra ‘O Santo Rei, livro editado pela Paulus que relata a vida do Beato Carlos da Áustria, sepultado no Funchal. Conversamos com o seu autor, o padre João Vergamota. Pelas 22h45, na Antena 1 da rádio pública, falamos da realidade juvenil na Igreja Católica em Portugal.
Despeço-me com votos de boas notícias, sempre.
Octávio Carmo

Sem comentários:

Enviar um comentário