Páginas

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Uma lenda negra forjada pela BBC

Foi há dois anos, aquando das Jornadas Mundiais da Juventude, em Cracóvia, na Polónia, que o Papa Francisco visitou, em silêncio, o antigo campo de concentração nazi de Auschwitz.

Após esta visita papal, o boletim de notícias da BBC publicou uma notícia que dizia: “ O silêncio foi a resposta da Igreja Católica quando a Alemanha nazi perseguiu o povo judeu e tentou erradicá-lo da Europa.”

Em sequência, Lord Alton, membro católico da Câmara dos Lordes, e o Monge Beneditino Leo Chamberlain, ex director da Universidade de Ampleforth, apresentaram uma queixa oficial contra a BBC, alegando que aquelas notícias não correspondiam aos factos verdadeiros, os quais podiam ser comprovados em toda a documentação oficial existente.

Quase seis meses depois, a unidade editorial de queixas da BBC, concluiu e reconheceu publicamente que o repórter em questão acusou falsamente a Igreja Católica de “silêncio” sobre o holocausto num dos seus programas, não dando relevância e omitindo os esforços desencadeados pelo Papa Pio XII, para resgatar os judeus da feroz perseguição, bem como as muitas intervenções públicas e radiomensagens, que sucessivamente foi fazendo.

A unidade editorial da BBC acrescentou que a equipa de notícias responsável da informação errada foi notificada, «para que qualquer cobertura futura deva ser mais fiel à história real».

Reconhecida e esclarecida esta lenda negra que ensombrou a Igreja, ficou o apelo para que em futuros documentários ou notícias seja reposta a verdade dos factos com base nas provas, corrigidas as imagens e insinuações distorcidas e manipuladoras, as meias verdades e as falsidades difundidas.

É um facto hoje muito conhecido que Pio XII ajudou a salvar entre 700 000 e 860 000 judeus da morte nos campos de concentração e extermínio nazi. Através da sua rede diplomática conseguiu que muitos viajassem para fora da Europa de Leste, colocou o Vaticano à disposição para dar guarida aos que viviam em Roma e também muitos albergou em Castelgandolfo. A seu pedido, todas as Ordem Religiosas acolheram milhares de judeus.

Benjamim M. Santos



Sem comentários:

Enviar um comentário