Páginas

domingo, 22 de julho de 2018

Onde está a sua caixa de brinquedos?


Onde está a sua caixa de brinquedos?

A pergunta foi deixada em Fátima pelo arcebispo D. José Tolentino Mendonça que recomendou aos casais das Equipas de Nossa Senhora, mas a todas as famílias em geral, que mantenham as caixas dos brinquedos dos seus filhos, junto às caixas de primeiros socorros, não tanto pelo perigo das brincadeiras, mas pela premência do cuidado e da importância de colocar a alegria nos deveres cimeiros das listas «to do».
“É nesta caixa que estão as histórias disparatadas e sábias que contamos vida fora; é aqui que se conservam os odores, as palavras de uma canção que cantamos muitas vezes numa viagem de família; o silêncio da intimidade na casa, os passeios pela praia, as conversas à janela voltados para a noite; é nela que se encontram os símbolos, as brincadeiras, os risos distendidos, as férias, os jogos intermináveis à volta da mesa, a contemplação carinhosa sem outra finalidade”, afirmou o arcebispo naquela que foi última reflexão que diariamente partilhou com os oito mil participantes no Encontro Internacional das Equipas de Nossa Senhora, que desde o dia 16, a Agência Ecclesia tem acompanhado. Diga-nos se valeu a pena!
A encerrar o encontro, em Fátima, esteve o cardeal-patriarca de Lisboa que afirmou a família como o lugar onde o encontro de cada pessoa com Deus irá acontecer. D. Manuel Clemente aludiu à «Família de Nazaré», núcleo onde Jesus Cristo nasceu e, sem esquecer as dificuldades atuais que desafiam as vivências familiares, pediu aos casais que dêm testemunho do constante sim, tal como fazem as crianças e fizeram os Pastorinhos.
Em tom familiar, continuamos esta newsletter para abordar a mensagem que a Comissão epispopal do Laicado e Família escreveu para o dia dos avós, que se celebra a 26 de julho, na memória litúrgica de São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus.
A Ecclesia esteve ainda no capítulo dos Missionários do Espirito Santo para conversar com o novo provincial, naquele que é o dia dos leigos, momento em que os espiritanos intervala o capítulo e se abre aos leigos. Para os próximos seis anos "renovação" e "coragem" são as palavras de ordem dos missionários.
Neste dia, se já não chega a tempo de sintonizar a antena 1, saiba que pode escutar a conversa com Dirce Serafim, que neste dia nos testemunha o descanso em Deus que procura e encontra nos seus tempos de pausa.
Pela hora de almoço, na RTP2, pode acompanhar as palavras de despedida do bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, e conhecer (se ainda desconhece), o novo bispo D. António Luciano, o prelado que já foi enfermeiro e que assume as terras de viriato neste dia.
Esteja já de férias ou ainda a sonhar com elas, não desanime e aproveite o este domingo para cultivar a alegria e reencontrar a sua caixa dos brinquedos!
Tenha um excelente dia!

Sem comentários:

Enviar um comentário