Páginas

domingo, 29 de julho de 2018

Olhai os lírios do campo

Bom dia e um santo domingo a si que nos acompanha nesta manhã.
Portugal tem um novo arcebispo, D. José Tolentino Mendonça, ordenado este sábado no Mosteiro dos Jerónimos numa cerimónia que acompanhamos em direto. O novo responsável pelo Biblioteca Apostólica e o Arquivo Secreto do Vaticano, biblista e poeta, não deixou de assinalar o momento à sua maneira: “Para mim não há diferença entre uma biblioteca e um jardim”. Olhai os lírios do campo, pede, como Jesus, no seu lema episcopal.
A celebração, presidida pelo cardeal-patriarca, contou com dezenas de bispos e com figuras da sociedade, entre elas o presidente da República, que prestou homenagem a um homem “excecional”.
Em entrevista, que pode ser lida na íntegra no portal da Agência e vai ser emitida este domingo no programa Ecclesia, na Antena 1 (06h00), e no programa 70×7, na RTP2 (13h45), D. José Tolentino Mendonça fala sobre Arquivo Secreto do Vaticano e a Biblioteca Apostólica, da relevância que pode ter no pontificado do Papa Francisco e das “convergências” que pretende promover num cargo onde vai começar por aprender e depois encontrar “um fio condutor” que faça justiça à sua “riqueza extraordinária”.

A Junta Regional de Lisboa, do Corpo Nacional de Escutas, vai realizar o seu acampamento regional, de hoje até 4 de agosto, no Centro de Atividades Escutistas de Ferreira do Zêzere, e a cerimónia de abertura acontece pelas 17h30. O verão é um tempo privilegiado para o Escutismo Católico.

Despeço-me com votos de boas notícias, sempre.
Octávio Carmo


Sem comentários:

Enviar um comentário