Páginas

sábado, 23 de junho de 2018

Um sábado repartido entre Fátima, os jovens e os desafios dos refugiados

Olá bom dia,
Este sábado continue a seguir connosco as incidências do simpósio em Fátima sobre a importância das Aparições no contexto do século XXI.
Uma iniciativa que, neste segundo dia, contará com uma intervenção do presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, D. Rino Fisichella.
O arcebispo italiano dará, em representação do Papa, uma conferência dedicada ao tema ‘O Santuário como hospital de campanha: o cuidado de Deus e do outro’.
Ainda em Fátima, fique hoje a par dos resultados da reunião do Conselho Nacional da Pastoral Juvenil, que vai analisar os frutos do questionário feito aos jovens em Portugal, no âmbito do próximo Sínodo dos Bispos em Roma, que será centrado nos desafios pastorais dos mais novos.
Em cima da mesa estará também o documento de trabalho que vai reger os trabalhos no Vaticano, nesse grande encontro mundial em outubro.
De modo a preparar o mesmo Sínodo, os bispos portugueses promoveram ao longo dos últimos dias um encontro com responsáveis pela pastoral juvenil, vocacional e familiar nas várias dioceses.
Um evento que contou com o testemunho de vários jovens ligados a movimentos ou organismos católicos, e de onde saiu uma vontade reforçada da Igreja em investir no acompanhamento das novas gerações.
Este sábado é também um dia cheio de atividades nas dioceses, relacionadas com a campanha ‘Partilhar a Viagem’, que a Cáritas está a promover a nível internacional, como forma de sensibilizar as populações para a situação difícil em que se encontram hoje milhões de migrantes e refugiados.
Finalizamos com uma nota sobre a apresentação em Braga do início das obras de requalificação da Basílica do Bom Jesus do Monte, hoje ao início da tarde, que contará com a presença do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Recorde-se que o Santuário do Bom Jesus do Monte, ou do Bom Jesus de Braga como é mais conhecido, pode vir a ser reconhecido como Património Mundial da Humanidade, depois de uma candidatura apresentada pela arquidiocese minhota junto da UNESCO.
Já sabe que através do portal da Agência ECCLESIA pode ficar a par de toda a informação acerca da Igreja Católica, em Portugal e no mundo.
Continue na nossa companhia e tenha um excelente sábado e um ótimo fim-de-semana.
José Carlos Patrício

Sem comentários:

Enviar um comentário