Páginas

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Partilha o teu pão…

Hoje é o Dia Mundial do Refugiado e, a partir das 17h00 em Lisboa, o Primeiro-Ministro António Costa será uma das figuras a partilhar o pão com emigrantes e refugiados. Diferentes pães de distintas culturas lembram que também o alimento nos une e nos recorda a nossa condição de igualdade. A iniciativa “Partilha o teu Pão” é promovida pela Conferência Episcopal e pela Cáritas Portuguesa, que assim se associam à campanha internacional da Cáritas “Partilhar a Viagem”. Esta iniciativa foi apresentada pelo Papa Francisco em setembro de 2017, e chama a atenção para a necessidade de integrar e acolher os refugiados.
Em Aveiro, esta partilha do pão vai ter lugar pelas 18h00no salão das ‘Florinhas do Vouga’. A iniciativa é do Secretariado Diocesano da Pastoral Sócio-Caritativa que assim se junta a este movimento de sensibilização pela condição do refugiado. “Não precisamos necessariamente de fazer coisas extraordinárias e extravagantes para mudar a vida das pessoas” disse a este propósito, o presidente da Cáritas Internacionalis, cardeal Luís António Tagle.
Esta campanha mundial de apoio aos refugiados também passa pelos livros e pelo envolvimento dos mais novos. O novo livro infantil da escritora Thereza Ameal, que é hoje apresentado, em Lisboa, conta o drama dos refugiados às crianças, com a ajuda de ilustrações de Pedro Rocha e Mello, que foi voluntário em Atenas.A nova publicação vai ser apresentada daqui a pouco, às 10h30, no Centro de Acolhimento Temporário de Refugiados da Câmara Municipal de Lisboa. É uma iniciativa conjunta da Paulus Editora, do JRS- Serviço Jesuíta aos Refugiados e do município lisboeta. Com 32 páginas, ‘Os meus irmãos refugiados – Amigos do outro lado do mundo’, é um livro cuja receita das vendas reverte para o JRS.
Tenha um grande dia
Henrique Matos

Sem comentários:

Enviar um comentário