Páginas

domingo, 24 de junho de 2018

Novo parceiro surpreendido mas tranquilo

É desta forma que D. António Marto se assume pronto para auxiliar o Papa Francisco no governo da Igreja e nas mudanças a operar na Cúria romana. Dias antes de partir para o Vaticano, onde vai ser criado cardeal, no próximo dia 28, o bispo de Leiria-Fátima conversou com a Ecclesia e elegeu algumas áreas, onde se sente mais à vontade para poder colaborar.
“Sou chamado a ser colaborador mais próximo do Papa, no que ele entender e confiar. De momento ainda não sei”, indica o novo cardeal português que se afirma “surpreendido” e “tranquilo”.
Por Fátima, continua o Simpósio Teológico-pastoral que quer apontar caminhos de presente e de futuro para o santuário mariano que apresenta uma mensagem "que não é nova" mas se atualiza com cada peregrino e com os saberes académicos de cada tempo.
Isto sem conhecer fronteiras ou modos de dizer a fé. Isso mesmo testemunhou a Ecclesia em reportagem durante o encontro.
O final da manhã de sábado foi deixado a cargo do padre e poeta José Tolentino Mendonça, que tão bem sabe com palavras "cuidar hoje das angústias e sofrimentos da humanidade". Perante os participantes o vice reitor da UCP desafiou os santuários a ser "lugares de lentidão" e do inútil  
A terminar a campanha «Partilhar a viagem» promovida pela Cáritas Internacionalis, a sua congénere portuguesa veio pedir aos países da Europa “soluções duradouras” e “proteção” para os refugiados de forma a afirmar que as migrações “são uma preocupação de todos”.
A Ecclesia dá eco da posição desta instituição de ação social da Igreja mas também de números que dão que pensar:
  • 1,2 milhão de pessoas precisavam ser reinstaladas em 2017, quando cerca de 5% o foram efetivamente;
  • 85% dos refugiados do mundo são recebidos por países em desenvolvimento;
  • uma em cada seis pessoas é refugiado no Líbano (1 milhão de refugiados)
São números que ganham caras enquanto se lêem notícias de países que fecham fronteiras ou que obrigam à separação familiar... Vale a pena pensar nisto!
Após os festejos de São João, aproveite para descansar, também os olhos, em boas leituras e evocar, como fez Paulo Rocha, outras celebrações e celebrar a vida de tantos que nos tocam!
Um feliz dia de São João!

Sem comentários:

Enviar um comentário