Páginas

terça-feira, 19 de junho de 2018

Mais um passo em direção do Sínodo

O Vaticano apresenta esta manhã o documento de trabalho para a assembleia do Sínodo dos bispos, agendada para outubro, que vai refletir sobre o «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional». Tem sido um processo desde que o Papa Francisco anunciou a reunião magna para refletir sobre a realidade dos jovens e a sua participação na Igreja.
Já em março, Francisco convidou cerca de 300 jovens para uma reunião pré-sinodal onde a transparência e o diálogo com a modernidade foram focados como essenciais para uma maior participação na Igreja de hoje. A partir das 11h, na Agencia Ecclesia o essencial deste novo passo em direção ao Sínodo dos jovens.
Este é também o tema que está a reunir em Fátima os bispos portugueses. Por estes dias acontecem as jornadas pastorais que todos os anos reúnem os prelados em torno de um tema. Até ao dia 20 os participantes são convidados a refletir sobre a pastoral Juvenil Vocacional.
Mas o dia de hoje fica ainda marcado pela reportagem em torno do Simpósio do clero, que anualmente reúne os presbíteros portugueses. A agência esteve na apresentação, em Fátima.
Esta semana fazemos eco do projeto da Cáritas Internacionalis: «Partilhar a viagem».
A Comissão Nacional Justiça e Paz pediu “abertura e generosidade” no acolhimento aos refugiados dias depois da chega a Valença do barco com 629 pessoas, depois de dias a navegar sem conseguir aportar em Itália.
Ainda há dias o Papa Francisco lamentava o “antagonismo” a que é votado quem procura uma vida melhor, muitas vezes em fuga da guerra ou da pobreza.
Pelas 15h a diretora da Obra católica Portuguesa de Migrações, Eugénia Quaresma, parceira nesta iniciativa, vem falar do contributo que querem prestar; na antena 1, às 22h45, o programa Ecclesia segue a senda do desafio do papa Francisco para acolher, proteger, promover e integrar migrantes e refugiados.
Mas há mais para ler, ouvir e ver no portal de informação. Encontramo-nos por lá?
Tenha um excelente dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário