Páginas

terça-feira, 26 de junho de 2018

Macron “cónego” de S. João de Latrão

Hoje, pelas 14h30 locais, Macron vai tomar posse do título de proto-cónego de honra do Capítulo da Basílica de São João de Latrão, em Roma, algo que não aconteceu com o seu predecessor, François Hollande. A basílica papal e a França têm uma ligação que remonta ao século XV, quando o rei Luís XI doou a São João de Latrão a abadia de Clairac e os seus rendimentos, decisão confirmada por Henrique IV em 1604; em contrapartida, foi conferido ao chefe de Estado francês o título de “primeiro e único cónego honorário” (premier et unique chanoine d’honneur). Antes, porém, e mais importante, Macron será recebido no Vaticano, pelo Papa Francisco. 
“Na Rota das Catedrais – Construções (d)e Identidades” dá nome à exposição que mais logo, pelas 18h30, abre portas na Galeria D. Luís, do Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa. A exposição, que reúne mais de 110 peças provenientes de catedrais e igrejas de Portugal continental, Madeira e Açores, algumas classificadas como Tesouros Nacionais, é comissariada por Marco Daniel Duarte, historiador de arte e diretor do Museu do Santuário de Fátima. A iniciativa é promovida pelo Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja e pela Direção-Geral do Património Cultural. A sessão de abertura conta com a presença do ministro da Cultura e do cardeal patriarca de Lisboa.
Na RTP2 pelas 15h00, o programa Ecclesia traz-lhe os temas da atualidade religiosa com destaque para a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). Em estúdio vai estar o professor Carlos Menezes que nos fala dos desafios que cabem ao professor e da importância da formação dos docentes.
Mais tarde, pelas 22h45, é na Antena1 que pode acompanhar a edição rádio do programa Ecclesia.
Tenha um grande dia
Henrique Matos

Sem comentários:

Enviar um comentário