Páginas

terça-feira, 1 de maio de 2018

Trabalhadores contra a concentração da riqueza…

É o apelo do Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos neste 1.º de Maio. Denuncia uma “agenda hipócrita, moralista e fascista” que está a ser imposta, “articulada pela elite económica mundial” aliada a “elites nacionais”. Este movimento, do qual faz parte a Liga Operária Católica, diz “não a uma nova economia de exclusão, não a uma nova idolatria do dinheiro”, ao dinheiro que “governa em vez de servir” e “não à desigualdade social que gera violência”. Na sua mensagem, os trabalhadores cristãos apresentam também, para as equipas de base, uma proposta de revisão de vida – para “ver, julgar e agir” – sobre o 1.º de Maio.
Na Cidadela Arco-íris (Abrigada – Lisboa) a expressão juvenil do Movimento dos Focolares, “Jovens para um mundo unido...” promove hoje, a iniciativa “Juntos Superamos Limites – Beyond All Borders”. Através da partilha de ideias, projetos, músicas, testemunhos e laboratórios de fraternidade, os jovens pretendem demonstrar que o mundo fraterno já está a ser construído. Esta iniciativa já acontece desde 2002, de dois em dois anos (sempre no dia 1 de maio), tem contado com a participação de cerca de mil jovens portugueses e também de outras nacionalidades.
Neste dia, o Papa visita um dos destinos de peregrinação mais emblemáticos da cidade de Roma, o Santuário de Nossa Senhora do Divino Amor. Pelas 17h00 locais (menos uma em Lisboa) Francisco vai presidir à recitação do Rosário na abertura do “mês mariano”. Situado a 20 quilómetros do Vaticano, este lugar ganhou expressão como polo de peregrinação no século XVIII.
Na RTP2, pelas 15h00, o programa Ecclesia conversa com Solange Pereira, presidente da Juventude Operária Católica a propósito do Dia do Trabalhador.
Na Antena1 pelas 22:45, é a vez de José Paixão, Coordenador Nacional da Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos, comentar os desafios que o atual momento lança ao mundo laboral.
Tenha um grande dia
Henrique Matos

Sem comentários:

Enviar um comentário