Páginas

quinta-feira, 10 de maio de 2018

O Livro do Destino

«A minha mãe costumava dizer: O futuro de cada pessoa está predeterminado, foi preparado para ela, e nem que o céu caia na terra ele mudará. Pergunto-me muitas vezes: qual é a minha parte nesta vida? Alguma vez tive o meu próprio destino independente? Ou fui sempre parte do destino que governava as vidas dos homens na minha vida, que, de uma maneira ou de outra, sempre me sacrificaram no altar das suas crenças e objectivos? O meu pai e irmãos sacrificaram-me pela sua honra, o meu marido sacrificou-me pelas suas ideologias e objectivos, e paguei o preço pelos gestos heroicos e deveres patrióticos dos meus filhos. Quem sou eu, afinal? (…) É como se eu nunca existisse, nunca tivesse nenhuns direitos. Quando é que alguma vez vivi por mim mesma? Quando é que trabalhei para mim? Quando é que tive o direito de escolher e decidir? Quando é que alguma vez me perguntaram. O que é que tu queres?» in: op. cit.

Massoumeh é uma jovem adolescente iraniana que, a caminho da escola, encontra o grande amor da sua vida. Porém, quando a família descobre, considera-a uma desonra para todos e obrigam-na a casar-se com um homem que ela nunca viu, de acordo com a tradição iraniana. Este casamento é um pouco especial, no sentido em que o marido tem uma actividade política bastante envolvente e secreta…

Não deixa de ser um alerta para a condição da mulher no Irão, narrada numa história que começa no tempo do Xá da Pérsia, atravessa a época da revolução de 1979 e da Republica Islâmica e se prolonga até aos nossos dias.

É uma página da história recente deste país, escrita duma forma pungente e comovedora, com uma peculiar visão interna da sociedade iraniana e também isenta de interpretações ocidentais. É uma imagem de mulheres fortes que lutam com grandes dificuldades por aquilo que querem e no qual acreditam. 

Uma história intensa sobre amizade, paixão, medo, esperança, dor e opressão religiosa, mas também de grande amor pelo seu país. Por tudo isto O LIVRO DE DESTINO, de Parinoush Saniee, torna-se um romance envolvente, fascinante e encantador.

Maria Susana Mexia



Sem comentários:

Enviar um comentário