Páginas

sexta-feira, 18 de maio de 2018

E se os seus impostos ajudassem a acabar com a fome no mundo?

Isso mesmo sugere um documento que foi ontem divulgado pelo Vaticano, que critica as offshores’ e aos mecanismos de evasão fiscal. O ‘Oeconomicae et pecuniariae ’ (questões económicas e financeiras) ou, no seu nome português «Considerações para um discernimento ético sobre alguns aspetos do atual sistema económico-financeiro» critica a saída de capitais de muitos países de baixo rendimento, situação geradora “de numerosas crises políticas e económicas”.
“Bastaria uma taxa mínima sobre as transações realizadas em offshores para resolver boa parte do problema da fome no mundo: porque não tomar com coragem a direção de uma semelhante iniciativa?”, propõe a Igreja Católica, de acordo com o documento que a Agência Ecclesia noticia.
Trata-se de mais uma análise por parte do Vaticano, na linha do que têm sido as denúncias do Papa Francisco, ao sistema económico e financeiro que domina as sociedades, os países e as relações internacionais, e que a todos deve interpelar como via de coesão nacional e construção do bem-comum.
Também nessa linha, de construção do bem-comum, diversos sectores da sociedade, e também da Igreja, querem contribuir para um debate sereno e esclarecido, sobre as propostas para a despenalização da Eutanásia. Continue a acompanhar os diversos conteúdos que a Ecclesia condensa link do portal de informação.
No final desta tarde, na Casa de Saúde da Idanha, das Irmãs Hospitaleiras, decorre um colóquio sobre «Vida vs Eutanásia: Uma reflexão sobre questões essenciais». É a partir das 19h, aberto a todos os interessados, que se queiram juntar ao Dr Manuel Matias e à Dra Margarida Neto, contando ainda com o testemunho de trabalho da Unidade de Cuidados Paliativos da Sasa de Saúde da Idanha. Sobre isso lhe contaremos também no próximo programa 70x7, no domingo, na RTP2, pelas 13h30, onde se percebe a importância da Medicina Paliativa neste contexto de discussão sobre a Eutanásia.
Neste contexto, dentro da Semana da Vida que a Igreja católica está a promover, o Secretariado da Pastoral Familiar, da diocese de Setúbal, realiza, esta noite uma Vigília de Oração pela Vida.
Esta sexta-feira fica ainda marcada pelo primeiro Encontro Diocesano da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) para os alunos do 1.º ciclo. A reportagem da Ecclesia vai lá estar a acompanhar a alegria das centenas de crianças que se vão juntar no Parque de Vale Faro, em Albufeira, para atividades lúdicas e desportivas, em torno do tema «Vem e Vê».
Neste dia vamos ainda dar-lhe conta do congresso histórico sobre o centenário da restauração da Diocese de Leiria – Fátima, que amanhã termina.
Mas estas são apenas algumas notícias. Mais encontrará no portal de notícias da Agência Ecclesia.
Tenha um excelente dia!

Sem comentários:

Enviar um comentário