Páginas

sexta-feira, 27 de abril de 2018

«Paralelo 38» - movimentações para a paz

Bom dia e paz e bem!!
E paz entre os povos e que se queiram bem é que se deseja, hoje em especial para os lados do «Paralelo 38».
Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, vai atravessar a pé a fronteira e vai ter à sua espera o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in. Depois vão reunir na Casa da Paz, um pavilhão no lado sul da Zona de Segurança Conjunta.
Enquanto no mundo diversas guerras, mais ou menos ativas, afetam outras populações vive-se na expetativa do momento histórico que pode acabar com 70 anos de tensão entre as Coreias que continuam oficialmente em guerra.
“A todos os que têm responsabilidades políticas diretas, peço que tenham a coragem da esperança, tornando-se artífices da paz, e exorto-os a prosseguir com confiança o caminho empreendido pelo bem de todos”, pediu o Papa Francisco esta quarta-feira, no final da audiência pública semanal, na Praça de São Pedro.
Já esta quinta-feira, o arcebispo de Seul e administrador apostólico de Pyongyang presidiu a uma Missa pela reconciliação nacional.
“Desejo que Deus abençoe e guie todos os que estão empenhados na eliminação das armas nucleares e no restabelecimento”, disse o cardeal Soo-jung.
Sobre temas que marcam a sociedade, depois das celebrações do 25 de abril e antes do 1.º de maio, que vai ter destaque na sua Agência ECCLESIA, continua a Eutanásia.
“Não tenho dúvidas que a eutanásia é um retrocesso civilizacional”, afirmou José Maria Seabra Duque da Federação Portuguesa pela Vida que relançou o site «toda a vida tem dignidade».
Também sobre o tema da defesa da vida, a Conferência Episcopal Portuguesa publicou um folheto com perguntas e respostas para “um debate mais esclarecido”.
Alargando o horizonte aos países que falam português, os Bispos Lusófonos, da Igreja Católica, vão reunir entre hoje e 30 de abril, na Cidade da Praia, em Cabo Verde. «Os jovens na Igreja: presença efetiva e transformadora» é o tema do 13.º encontro.
Sabia que o bispo de Vila Real, D. Amândio Tomás, apresentou renúncia ao Papa Francisco?
Em entrevista à Agência ECCLESIA disse esta quinta-feira que “irá sujeitar-se às intenções do Santo Padre”.
Com desejo que passe o dia connosco faço já votos de bom fim-de-semana,
Cumprimentos
Carlos Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário