Páginas

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Boas notícias em sexta-feira 13

 
«Quem vem e atravessa o rio…» já cantava Rui Veloso. Em breve a cidade do Porto vai ganhar uma nova travessia a unir as margens de Oliveira do Douro, em Vila Nova de Gaia, e a zona de Campanhã, na cidade invicta. O falecido bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos dará nome à futura ponte , assim deram conta os dois autarcas que partilham as margens do rio Douro.
A diocese do Porto está neste dia em destaque. Aguarde ao longo da tarde, um especial sobre a entrada de D. Manuel Linda como bispo titular da diocese. Será amanhã a tomada de posse no cabido e no domingo, a partir das 16h, os diocesanos reúnem-se na Sé para acolher o novo bispo.
Antes disso, D. Manuel Linda, que encerra funções no Ordinarito Castense, vai celebrar uma eucaristia no Mosteiro dos Jerónimos e ser homenageado pelos militares e elementos das Forças de Segurança.
O perfil de D. Manuel Linda, a herança dos seus antecessores, as prioridades, a identificação dos problemas e o peso social e político de ser bispo do Porto são temas a conferir no programa 70X7, onde o jornalista Paulo Rocha entrevista o prelado.
Se ainda não teve oportunidade, leia ainda as conclusões da Assembleia Plenária dos Bispos que ontem encerrou em Fátima.
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) apelou a um diálogo “sereno e humanizador” face ao debate sobre a legalização da eutanásia no país, reafirmando a sua posição de “defesa intransigente da vida humana”.
Os bispos portugueses alertaram para a urgência de “desenvolver uma ação clara em prol dos migrantes, refugiados e vítimas de tráfico humano”, tal como já foi defendida pelo Papa Francisco e salientam quatro ações a cultivar: acolher em vez de devolver; proteger e não apenas socorrer; promover em vez de abandonar; integrar em vez de empurrar para guetos.
Neste encontro os prelados aprovaram ainda uma nota sobre os 800 anos da presença franciscana em Portugal.
Nesta sexta-feira 13 termino ainda com duas boas sugestões:
- a leitura do novo livro do padre e poeta José Tolentino Mendonça. «O Elogio da Sede»  está nas bancas a partir de hoje, chamando os leitores a participar nas reflexões propostas ao Papa Francisco e à Cúria Romana no retiro quaresmal.
- uma sessão de esclarecimento «STOP eutanásia: Cuidar, um Desafio!», contando com a presença do juiz Pedro Vaz Patto, da psicóloga Sílvia Pires, a médica Susana Corte Real e um membro do «STOP eutanásia» Thereza Carvalho. Decorre em Óbidos, no auditório da Casa da Música, a partir das 21h.
Tenha um excelente dia e um ótimo fim-de-semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário