Páginas

segunda-feira, 26 de março de 2018

Semana Maior

Votos de uma semana Santa!
O Domingo de Ramos marcou o início da Semana Maior para os cristãos, que celebram o mistério central da fé cristã: a morte e ressurreição de Jesus. Nos templos, são muitas as liturgias que o atualizam e nas praças e ruas de cidades e aldeias recriam-se os passos da Paixão e do anúncio da Ressurreição. E é com espanto, por um lado, e, por outro, com naturalidade, que reparo no envolvimento crescente de mulheres e homens, assim como de autarquias e associações, nessa evocação da História de Cristo. De facto, mesmo negando raízes cristãs em tratados internacionais, não há forma de esconder a matriz redentora da humanidade! Conhece diferentes expressões e várias "liturgias"... Mas emerge naturalmente, com várias configurações e manifestações. Que todas tenham a Cruz de Cristo por referência!
Nestes dias, veja todas as notícias que se referem a iniciativas e liturgias da Semana Santa neste endereço: www.agencia.ecclesia.pt/portal/pascoa. Aqui pode também reler as homilias dos bispos diocesanos das celebrações desta Semana, a começar pelas de Domingo de Ramos!
As notícias deste domingo no portal da Ecclesia deram grande relevo à celebração que aconteceu no Vaticano. Para além do início da Semana Santa, o Papa recebeu as conclusões da reunião pré-sinodal com proposta de 305 jovens para a Igreja Católica.
Caso conheça iniciativas relevantes para viver a Semana Maior, envie para o endereço de mail da Agência Ecclesia: agencia@ecclesia.pt. E acompanhe o programa Ecclesia na RTP2, pelas 15h00, com uma história de cruz e de vida, e na Antena 1, pelas 22h45, com memórias de quem já viveu a Semana Santa em Jerusalém. 
Votos de uma semana Santa!
Paulo Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário