Páginas

domingo, 25 de março de 2018

Igreja transparente, credível e em diálogo com a modernidade

Poderia ser mais directo? Dificilmente. Numa iniciativa inédita o Papa Francisco convocou os jovens do mundo para uma reunião pré-sinodal com o objetivo de preparar a reunião magna dos bispos, que em outubro vai refletir sobre «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional».
Trezentos e cinco jovens disseram presente e mais cerca de 15 mil acompanharam os trabalhos via on line dando contributos que agora estão sintetizados no documento que vai servir de instrumento para o Sínodo dos Bispos.
Na conferência de imprensa onde o documento foi apresentado o orgulho estava impresso na face dos três jovens que deram conta da «tarefa hercúlea» mas que deu origem a um documento «revolucionário» que pede uma Igreja acessível através das redes sociais e dos vários espaços sociais.
Revolucionário no seu tempo foi também D. Óscar Romero, cuja memória litúrgica foi celebrada, ainda apenas em El Salvador, este sábado. O patrono da Cáritas foi relembrado pelo presidente da instituição, Eugénio Fonseca, relembrando as justas ações do arcebispo que foi assassinado há 38 anos mas cujo testemunho continua a interpelar e impulsionar a ação caritativa da Igreja.
Os jovens ligados à Companhia de Jesus que no verão não ficaram indiferentes aos danos que os incêndios provocaram, voltam a dizer presente e vão regressar às zonas afectadas pelas chamas. Em causa estão também as celebrações pascais que os participantes não querem deixar de celebrar junto da população de Castanheira de Pêra. Será nos dias 29 a 31 de março e Pedro Mendonça explica tudo aqui.
Se não sintonizou a antena 1 às 6 horas pode acompanhar a emissão da Ecclesia on line e espreitar ainda o caminho quaresmal que fizemos desde a quarta-feira de cinzas.
Pelas 13h30 encontra-nos ainda na rtp2, hoje com uma reportagem em Mianmar da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre.
Tenha um excelente domingo de ramos e uma boa semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário