Páginas

quarta-feira, 14 de março de 2018

Entre o medo e a esperança...

Encontrar respostas concretas e eficazes para os problemas sociais que a terceira idade enfrenta na cidade, é o objetivo da Semana Social promovida pela Paróquia São Romão de Carnaxide, que hoje começa. O padre Luciano Vieira diz que pensar os problemas sociais da cidade, é um contribuindo para que a Igreja e as suas instituições sociais na cidade possam responder melhor a questões como o medo, a violência e o isolamento social”, explicou.
Josianne Gauthier, Secretária-geral da CIDSE, Rede Internacional de organizações católicas para o desenvolvimento, está em Portugal para um encontro, hoje e amanhã,  com a Fundação Fé e Cooperação. A CIDSE é uma Rede Internacional de organizações católicas para o desenvolvimento, que trabalham juntas para promover a justiça, potenciar o poder da solidariedade global e criar mudanças transformativas, com o objetivo de acabar coma pobreza e as desigualdades. A FEC, Fundação Fé e Cooperação, é uma organização não-governamental para o desenvolvimento, criada em1990 pela Igreja Católica em Portugal, e membro da CIDSE desde 2008.
No Santuário de Fátima estão a decorrer os encontros de espiritualidade para aposentados. A proposta que surge no âmbito do programa da Escola do Santuário, “um projeto de descoberta da Mensagem de Fátima pela reflexão e experiência”. Segundo a organização, esta formação é uma “oportunidade para aprofundar o conhecimento do significado do acontecimento Fátima, nos dramas do século XX e do novo milénio”. Nos dias 19 a 22 de março decorre mais uma sessão.
Pelas 15h00 na RTP2, o programa Ecclesia destaca a memória do Cónego Urbano Duarte. Uma vida dedicada ao jornalismo e à defesa da verdade que levou o jornalista Mário Martins a elaborar uma Tese de Mestrado sobre esta figura central na cultura coimbrã.
Pelas 22h45, na Antena1, o destaque vai para o testemunho da irmã Irene Guia que recorda a sua experiência no Curdistão Iraquiano onde esteve a implementar o Serviço Jesuíta aos Refugiados. 17 meses em que viveu e conheceu cristãos, muçulmanos e yazidis, bem como todos os deslocados internos onde descobriu a dignidade humana. 
Tenha um grande dia
Henrique Matos


Sem comentários:

Enviar um comentário