Páginas

domingo, 25 de março de 2018

Acentos

Muito se tem falado sobre  o acordo ortográfico. Uns a favor, outros contra , uns aplicam, outros não. A grafia é apenas uma convenção: grafar o fonema [f ] com f ou com ph é pura convenção. Ao grafar-se ph, mantinha-se a raiz latina, utilizando o f aproximávamo-nos da fala, seguindo portanto um critério fonético. Hoje já pouca gente se lembrará disto, mas ainda há uns anos lembro-me de uma farmácia em Coimbra, na Baixa Velha, que ostentava a velha grafia: PHARMACIA.

Mas houve outros casos em que da grafia fonética se voltou  à raiz latina: mãe que se escrevia mãi, porque assim se pronunciava, foi buscar o e do seu étimo: mater.

Lembro-me de que, quando entrei para a escola, a professora lembrava várias vezes à quarta classe: meninas, mãe já não se escreve com i, mas com e. E eu, que aprendi de imediato a escrever com e, nunca convenci o meu pai a adotar a nova grafia.

Estamos, de facto, perante uma convenção. Basta compararmos as várias grafias da língua portuguesa ou vermos como os mesmos sons são grafados nas diferentes línguas. Nós não lemos hoje os romances de Eça de Queirós na grafia em que ele os escreveu. 

Mas há uma coisa que me entristece, quando vejo ato, ata, caráter. Falta ali qualquer coisa. Não é apenas o c antes do t, é um bocado da alma-mater da nossa língua. De todas as línguas românicas, o português é aquela que mais se aparenta ao latim. Camões bem o diz quando no Consílio ao apresentar as razões que levam Vénus a apoiar os portugueses, diz que uma dessas razões é a língua …na qual quando imagina,/ com pouca corrupção crê que é a latina.

E era na escrita que mais se notava essa filiação. Em encontros internacionais de professores em que eu participava, essa semelhança era muitas vezes referida por comparação com as restantes línguas românicas, e de forma muito entusiasta, como sendo motivo de orgulho para os portugueses.

Eu, pessoalmente, escrevo de acordo com o novo acordo. É uma lei votada na Assembleia da república e como tal acato-a. Felizmente que nem tudo o que foi discutido e pensado nos trabalhos preparatórios do AO, foi por diante. Uma das propostas era a supressão dos acentos gráficos. Valeu a voz avisada e agora muito saudosa do Dr. Vasco da Graça Moura ao lembrar o que sucederia ao simpático e pachorrento cágado se lhe tirassem o acento agudo. É que eliminar consoantes que não se pronunciam não afeta a estrutura do sistema linguístico português, mas a acentuação gráfica é parte integrante do sistema, pois permite distinguir palavras umas das outras e fazer a leitura correta de palavras que desconhecemos. Lembro-me que há muitos anos, a estação de Válega tinha a palavra escrita sem lhe terem colocado o acento agudo. Era frequente alguém que desconhecia o percurso dizer para os companheiros de viagem que estavam em Valega, o que provocava grandes gargalhadas nem sempre bem recebidas. O mesmo aconteceu a um locutor da televisão que, não conhecendo a palavra, e tendo-lhe sido escrita sem o acento ele leu-a segundo a regra do sistema português, em que as palavras com mais de duas sílabas são graves. Esta é que é a regra. Quando são acentuadas na ante penúltima sílaba transformam-se em esquisitas, isto é, em esdrúxulas, porque vão contra o sistema, fogem da norma. Felizmente, o simpático cágado livrou-nos desse atentado, que Graça Moura equiparou a investir de picareta contra o pórtico do Mosteiro dos Jerónimos.

Este arrazoado faz-me lembrar uma história que a minha avó contava, muitas vezes, passado na minha terra, nos princípios do séc. XX. Havia um indivíduo que sabia ler, o que não era muito frequente nessa época e de que ele se sentia muito orgulhoso. Na Quaresma, ia para a Igreja fazer a Via Sacra e lia os passos da paixão por um livro e em voz alta. Havia uma passagem que referia que Jesus tinha ido de casa de Anás para casa de Caifás; só que ele não reparava nos acentos e dizia: vai de Anas para Caífas. E a moda pegou lá em casa de se dizer, sempre que alguém andava de um lado para o outro: estás a andar de anas para caífas?

Cecília Rezende




Sem comentários:

Enviar um comentário