Páginas

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Quarta-feira de Cinzas rumo à Páscoa!

Bom dia e paz e bem!!
O Papa Francisco denunciou «tentações» da «desconfiança, apatia e resignação» na homilia da celebração de Quarta-feira de Cinzas, com o rito da bênção e a imposição das cinzas, que presidiu na Basílica de Santa Sabina, em Roma.
A Quaresma, iniciada esta quarta-feira com a celebração de Cinzas, é um período marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.
Durante a manhã, na audiência geral semanal, e no contexto do novo tempo litúrgico, o pontífice argentino convidou os católicos a dar maior atenção à oração e à solidariedade.

Liturgicamente, 14 de fevereiro é o dia de São Cirilo e de São Metódio, mas multiplicam-se as referências a São Valentim e assinalou-se o Dia dos Namorados. O seu nome está ligado a algumas lendas, segundo a tradição foi um dos primeiros bispos de Terni, Itália, e morreu mártir durante o reinado do imperador Cláudio II, no século III.
A Comissão Episcopal do Laicado e Família numa mensagem convidou, por exemplo, os jovens a viver o namoro como “descoberta, acolhimento e resposta ao chamamento de Deus”.
Já o bispo de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias, alertou para a violência que começa no namoro: ““Há namoros que não são namoro.”
A violência e a paz também estiveram em destaque: O Papa associou-se à Campanha da Fraternidade 2018, da Igreja Católica no Brasil; O Vaticano defendeu a inclusão do «direito à liberdade religiosa» no Pacto Global sobre Refugiados e a irmã Myri, monja portuguesa, alertou para o “clima de guerra” na região da capital da Síria.

Para além de um portal sempre atualizado, em www.agencia.ecclesia.pt, marcamos encontro à tarde, pelas 15h00, na RTP2, e à noite, a partir das 22h45, na Antena1 da emissora pública. Passe também na nossa agenda.
Votos de uma boa caminhada quaresmal,
Saudações
Carlos Borges


Sem comentários:

Enviar um comentário