Páginas

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Não-violência

Bom dia a si que retoma as atividades semanais, após dias de descanso, ou para os que, como eu, estiveram acordados de madrugada a ver o Super Bowl e estão mais cansados do que na sexta-feira.
Falando de coisas sérias: a mensagem do Papa para a Quaresma só é conhecida na terça-feira, mas já sabemos que Francisco convocou uma jornada mundial de oração e jejum pela paz, a 23 de fevereiro, evocando em particular as vítimas dos conflitos na R. D. Congo e Sudão do Sul. Mais uma iniciativa em prol da cultura da não-violência com o que o pontífice quer desafiar a mentalidade dominante.
Ainda no Vaticano, o Papa uniu-se este domingo à celebração da Jornada pela Vida, promovida pela Conferência Episcopal Italiana, denunciando as “leis contra a vida” e o descarte dos mais fracos, na sociedade.

Este domingo, a UCP celebrou o seu Dia Nacional. Em Lisboa, o cardeal-patriarca elogiou o serviço que a Universidade presta “à sociedade e à Igreja”, lamentando a “escassa conjugação da solidariedade com a subsidiariedade”, no que diz respeito à liberdade de ensino. Neste dia, o programa ‘70x7’ (RTP2) apresentou-lhe uma entrevista com a reitora da instituição de ensino, Isabel Capeloa Gil, que pode agora rever.
Para rever, reler ou ouvir de novo é também a entrevista ao padre João Aguiar Campos, sobre o dia de luta contra o Cancro. O programa Ecclesia na Antena 1 está disponível para escuta; entre hoje e sexta-feira, pelas 22h45 (quando o futebol deixar) vai conversar sobre a realidade da UCP, nas áreas da Teologia e das Ciências da Saúde.

Despeço-me com votos de um dia feliz, com boas notícias.
Octávio Carmo

Sem comentários:

Enviar um comentário