Páginas

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Dia Mundial da Mulher

Há mulheres…e mulheres. Há as que guiam, e as que se deixam guiar. Há as que vivem e as que deixam a vida passar. Mas em todos os casos, as mulheres são marcantes. Basta pararmos para pensar um pouco nas mulheres que nos rodeiam ou naquelas que já aqui não desfilam, para constatarmos que todas elas nos marcam. 

Este paralelo espelha-se em tudo. Na vida real e na ficção, no presente e no passado. Há sempre uma mulher a quem louvamos e invocamos. E esta história de fascinação começa logo no dia do nosso nascimento, pela presença dessa pessoa tão importante na vida de todos: a mãe. Sabemos que o ser mãe não se aprende, e que é indiscutível que existem mães melhores que outras. Mas é um fato, que, com todas as suas ações, marcam a vida dos filhos. Já bem antes desta nossa história, foi também a mãe que tomou um relevo religioso importante. Maria, a mãe de Jesus, símbolo de amor, dedicação e louvou, cujo exemplo perdura durante mais de dois mil anos. Que grande mulher!

Mas existem grandes mulheres por todo o mundo. Centenas, milhares, milhões. Não me referiu às modelos e atrizes, princesas e rainhas que figuram nas capas das revistas mais importantes do mundo. Falo de ti, da tua vizinha, da tua irmã, prima, amiga. Todas essas grandes mulheres que conheces. Todas as que trabalham arduamente e vivem para os outros, os filhos, os maridos, os sobrinhos, os netos, os amigos. Todas as que sorriem para as pessoas que passam na rua, que cumprimentam os vizinhos. Aquelas que põem a sua melhor cara só pelo fato de estares aí. As que sonham eternamente e não baixam os braços, as que vivem com alegria e paixão o dia-a-dia. As que se entregam aos demais. As que mesmo doentes sorriem. 

São todas essas mulheres que completam o dia e são elas que elevam o nome da humanidade. São essas o exemplo quotidiano a seguir. Não as percas de vista, mas mais, sê como elas. Não por imitação, mas por intenção, devoção. Porque sabes que só assim serás uma grande mulher, uma mulher como foram muitas ao longo dos séculos e como serão por muitos mais. Uma mulher integra, inteira e dedicada.

A todas as que vivem o seu dia-a-dia com tão intensa luz, os meus mais sinceros parabéns porque dia 8 é o vosso dia, e é por vós que ele existe.
Ana Esteves



Sem comentários:

Enviar um comentário