Páginas

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Dia da mulher

Recebi hoje, dia 8 de março, os parabéns de uma senhora, estilo sem-abrigo e, perante o meu espanto, disse-me que era o dia da mulher e, como eu era mulher, dava- me os parabéns. Não pediu esmola, apenas sorriu e disse: parabéns. Retribui e pensei: mesmo na sua situação sente-se orgulhosa por ser mulher. Eu também me sinto orgulhosa e relembro com muito orgulho uma mulher que eu admiro muito: Eva, a mãe de todos nós, a mãe  de todas as gerações. 

Segundo o Génesis, no sexto dia, depois de ter criado o  Céu e a Terra, Deus criou Adão. Em hebraico, Adão  significa apenas humano. Humano, por oposição aos animais. 

O homem vivia num jardim maravilhoso, com os animais que passavam diante dele aos pares, a quem ele dava nomes. Deus deu-lhe o dom da fala. Mas com quem falava ele? Ou se falava, quem lhe respondia? É este o primeiro sentimento vivido pelo ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus: a solidão. 

Será que o homem teve consciência da sua solidão? A Bíblia apenas diz que Deus observou Adão no jardim magnífico por Si criado e disse: não é bom que o homem esteja só. E assim Deus criou um outro ser humano, a partir do primeiro. E quando Adão acordou e o viu, chamou-lhe mulher. E a partir de agora surge um novo sentimento: o companheirismo. O homem e a mulher são companheiros, podem falar um com o outro.

Cecília Rezende



Sem comentários:

Enviar um comentário