Páginas

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Contagem decrescente

Olá, um bom dia para si que nos acompanha desse lado, quer esteja a viver dias de folia ou momentos de maior recolhimento.
Estamos em contagem decrescente para a Quaresma, a que o Carnaval se liga umbilicalmente. Perante práticas pré-cristãs, a Igreja Católica viria a promover alterações que permitissem ligar o período carnavalesco com o início do período de preparação para a Páscoa.
Para falar de tudo isto, ao longo da semana, o programa ECCLESIA na Antena 1 vai falar (pelas 22h45, se o futebol deixar) com o sacerdote jesuíta João Goulão, para quem o “excesso da alegria” que se vive no Carnaval é possível porque nos dias seguintes é proposto “outro excesso”, que permite “ver o essencial”. “Entrudo, ou terça-feira gorda, é o grande excesso do humor, da alegria, do exagero, para depois viver e mergulhar num outro excesso, com a entrada na Quaresma, num outro estilo, para ver o essencial da vida”.

Outra contagem decrescente começou no domingo: o Papa Francisco inscreveu-se na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2019, com a ajuda de um tablet, num gesto acompanhado por dois jovens, na janela do apartamento pontifício do Vaticano.
Nesse mesmo encontro de oração, o pontífice denunciou a “solidão e marginalização” dos doentes, no dia em que a Igreja Católica celebrou a sua 26ª Jornada Mundial dedicada a estas pessoas.

A pausa letiva do Carnaval vai ser aproveitada por mais de 1600 os alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) para uma viagem à comunidade ecuménica de Taizé, em França. Os estudantes “trocam as viagens de finalistas a Espanha e à neve para se dedicarem, durante uma semana, à descoberta de si”, refere um comunicado do portal ‘Educris’, do Secretariado Nacional da Educação Cristã.

Despeço-me com votos de boas notícias, como sempre.
Octávio Carmo

Sem comentários:

Enviar um comentário