Páginas

domingo, 21 de janeiro de 2018

As Igrejas Orientais e os dois pulmões do Cristianismo universal

Agenda

(Ao lado: Ícone do abraço; ou Cristo e o seu amigo, abade Mena; imagem reproduzida daquionde se pode ler uma explicação do ícone, que data do século VI)

As Igrejas Orientais e os dois pulmões do Cristianismo universal é o tema da conferência de Adel Sidarus, para esta segunda-feira, dia 22 de Janeiro, em Lisboa.

A propósito da semana de oração pela unidade dos cristãos, já aqui referida, o investigador e professor universitário falará sobre uma realidade do cristianismo pouco conhecida em Portugal.

Na síntese proposta para esta conferência, Adel Sidarus sugere: Se, nas sociedades ocidentais, o antagonismo se nota sobretudo entre católicos e protestantes, a nível universal, há ainda toda a diversidade das Igrejas Orientais, radicadas sobretudo no Médio Oriente, na Europa de Leste e nas regiões asiáticas próximas da Europa. A nomenclatura é deveras múltipla e complexa devido a condicionantes etno-geográficas e sócio-políticas, por vezes também dogmáticas. Mais importante ainda é a natureza particular e comum desse conjunto, em contraste com a tradição ocidental: maior fidelidade às origens imediatas do cristianismo; espiritualidade; celebração litúrgica, vida monástica etc.

A conferência decorre na Universidade Lusófona (Campo Grande, Lisboa), a partir das 18h.


in



Sem comentários:

Enviar um comentário