Páginas

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Amazónia, o que dizes à Igreja?

Bom início de semana!
Quando abri o computador para escrever esta mensagem, pensei de imediato no ditado popular "Longe da vista, longe do coração". Sabem porquê? Por causa do Papa Francisco e do que aconteceu no  Chile e no Peru na última semana. De facto, foram tantas as imagens, tantas as mensagens e tantas as lições de vida, de construção de uma sociedade justa e pacificada, que um grande sentimento de tristeza invade todos os que as acompanharam e sentem a perda que fica com quem não seguiu os passos de Francisco na América Latina. Da minha parte, só me lamento não ser visto, em direto, o que fez e disse o Papa, lá longe. Todos os minutos! E porque vale a pena revisitar a viagem do Papa, passe pelo portal da Agência ECCLESIA onde encontra notícias de tudo o que aconteceu, nomeadamente os apelos ao fim da corrupção, os desafios aos jovens, a defesa da dignidade de todos e sobretudo uma grande questão que, 50 anos depois de um concílio, encontra novas formulaçõs:  Amazónia, que tens a dizer à Igreja?... Pela primeira vez na história, uma reunião Vaticana começa na floresta!
A semana que que começa vai ter dois acontecimentos marcantes, pelo menos: o decorrer do Oitavário de Oração pela Unidades dos Cristãos, com um trabalho muito interessante sobre o tema, que vai passar também na rádio, a partir de segunda-feira, na Antena 1, pelas 22h45, e na televisão. Tiago Cavaco e João Luís Fontes são os protagonistas! E o outro acontecimento refere-se à apresentação da mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, sobre notícias falsas. O tema vai estar em debate no auditório da Rádio Renascença na quinta-feira, a partir das 17h30, por iniciativa do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais.
Antes, e caso seja um tema que lhe interesse (talvez interesse a todos...), veja o que diz o padre Manuel Pereira Matos sobre o fim do mundo... O essencial do que está num livro da sua autoria e que acaba de ser publicado é transmitido no programa Ecclesia às 15h00, na RTP2.
Votos de boa semana com muitas e boas notícias!
Paulo Rocha






Sem comentários:

Enviar um comentário