Páginas

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

4 verbos, 1 mundo

Bom dia a si que nos acompanha, neste início de dia.
A partir de hoje, agentes sociopastorais de migrações, da Igreja Católica, vão reunir-se até domingo, no Seminário de Alfragide (Lisboa). O encontro que é organizado por várias instituições, incluindo a Agência ECCLESIA, tem quatro verbos no seu centro: Acolher, proteger, promover e integrar. Quatro indicações do Papa Francisco, porque o mundo é só um.
Desde segunda-feira, o programa Ecclesia na Antena 1 da rádio pública (22h45) tem conversado com André Costa Jorge, responsável pelo JRS-Portugal, e Ali Bilal, refugiado iraquiano acolhido em Lisboa. Tudo para ouvir e ler, também, na nossa nova página. Recordando que a Igreja Católica celebra este domingo o 104.º (centésimo quarto, uma longa tradição), Dia Mundial do Migrante e Refugiado.
Rui Marques, coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados, falou com a ECCLESIA e destacou o papel relevante das instituições da Igreja Católica numa iniciativa apostada em reforçar a sua participação no programa de ajuda aos refugiados da União Europeia.

Já com o olhar na próxima semana, vão-se multiplicando as notícias sobre a viagem do Papa ao Chile e ao Peru. O porta-voz do Vaticano sublinhou a atenção particular às comunidades indígenas. Tudo para acompanhar aqui, passo a passo.

Uma noite menos feliz: o relatório ‘World Watch List’ 2018 divulgado pela associação internacional ‘Portas Abertas’, presente em 25 países, revelou um aumento da perseguição contra os cristãos no mundo. “Hoje são mais de 215 milhões os cristãos perseguidos”, refere o documento.

Despeço-me com votos de que o dia seja de boas notícias.
Octávio Carmo

Sem comentários:

Enviar um comentário