Páginas

domingo, 31 de dezembro de 2017

Recomeçar

Bom dia! Já na contagem decrescente para a passagem de ano, deixo-lhe as minhas saudações e votos de um 2018 cheio de realizações, pessoais e coletivas.
A Igreja Católica celebra hoje a festa da Sagrada Família, ainda dentro da oitava de Natal. Um dia muito bonito para unir as pessoas mais próximas em torno da uma mensagem tão importante como a do valor da família, olhando para Jesus, Maria e José. Pelas 11h00 de Lisboa (menos uma nos Açores), podemos ouvir o Papa falar, na recitação do ângelus, e este tema estará certamente presente.
O dia do Papa Francisco e de milhões de católicos em todo o mundo inclui a habitual oração no último dia do ano. Presença obrigatório é o ‘Te Deum’ (nós te louvamos, Senhor), um dos mais antigos hinos litúrgicos que é cantado em celebrações solenes de ação de graças desde o século IV.
Outro nome que estamos constantemente a ouvir por estes dias é o de São Silvestre. O Papa falecido a 31 de dezembro de 335 foi eleito em 314, no tempo em que o imperador Constantino construiu as basílicas romanas e se realizou o Concílio de Niceia.
Hoje, pelas 13:35, o 70x7 apresenta na RTP2 uma revista do ano, pela mão do jornalista Henrique Matos; antes, às 06h00, Lígia Silveira fala sobre 2017 com José Milhazes, na Antena 1 da rádio pública.
2017 evoca, rapidamente, uma série de acontecimentos marcantes: a visita do Papa a Fátima, no Centenário das Aparições; os incêndios de junho e outubro, com um rasto de morte e destruição em Portugal; as mortes de D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto, e de D. Manuel Martins, bispo emérito de Setúbal; as viagens internacionais que levaram Francisco ao Egito, Colômbia, Mianmar e Bangladesh.
2018 traz novidades na distribuição e partilha dos conteúdos produzidos pela Agência ECCLESIA. A mais relevante passa pela integração do semanário digital no portal informativo da Agência Ecclesia.

Despeço-me com votos de um dia feliz e sempre com respeito pelos conselhos das recomendações das autoridades competentes, nesta noite marcada por alguns excessos.
Octávio Carmo

Sem comentários:

Enviar um comentário