Páginas

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Porque é feriado?

Bom dia, na celebração da Imaculada Conceição
Um dia feriado que tem um histórico muito significativo. Sobretudo para Portugal e a garantia da sua independência, desde a fundação da nacionalidade. Por isso, nada melhor do que ouvir historiadores para recordar esse passado. Se "folher" as páginas da mais recente edição do semanário Ecclesia, vai chegar a uma entrevista a D. Francisco Senra Coelho, onde explica a razão de ser do título desta capa. Um diálogo que parte do livro "Nossa Senhora e a História de Portugal", de D. Francisco Senra Coelho, onde apresenta a relação entre a História de Portugal e Nossa Senhora em sete alianças. Uma longa conversa que vai por certo continuar esta tarde, às 17h30, na Cripta da Basílica do Sameiro, na sessão de apresentação desta obra.
Antes disso, as celebrações marianas da Imaculada Conceição vão por certo marcar este dia feriado, sobretudo em Fátima, no Sameiro e em Vila Viçosa, onde a Ecclesia estará a fazer reportagem.
No Vaticano, já se respira o ambiente natalício.
Por cá, a Liga Operária Católica desafia a uma sociedade mais consciente do «sentido da vida e do trabalho» na mensagem de Natal; e em Viana do Castelo as celebrações natalícias vão ser marcadas pelos 40 anos da Diocese.
Sobre as razões do feriado, para além das culturais e históricas, relacionadas com soberania de Portugal, há também as religiosas, a celebração da Imaculada Conceição, e as sociais, muito mais expressivas quando o Dia da Mãe era assinalado neste dia 8 de dezembro. E há quem considere que "faria sentido" que voltasse a sê-lo...
Mesmo não sendo, só fica bem recordar as mães num dia de uma festa mariana! Parabéns para todas!
Paulo Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário