Páginas

domingo, 24 de dezembro de 2017

O Natal e a Imaculada Conceição


O Natal está próximo. No meio das correrias poucos pensam na razão de ser da Festa. E contudo, regulamos o tempo pela distância que nos separa de tal acontecimento. Isaías tinha-o predito muitos anos antes: «Eis que uma Virgem conceberá e dará à luz um Filho, e chamar-se-á Emanuel, que significa “Deus connosco”» (Is 7, 14) Assim aconteceu – Jesus nasceu de Maria, concebida sem mancha do pecado original, deu à luz o Filho de modo virginal. A Fé supera a razão! E assim o temos vivido por milénios!!!

Muitos não acreditam porque se submetem à ditadura da razão, sem a luz da Fé! Esquecem-se que a Fé e a razão são duas asas que nos fazem voar até à Verdade (cf. João Paulo II, Fides et ratio 1998). Outros num reducionismo ainda maior, não compreendem que haja amor sem sexo. Foi assim que Bruno Nogueira, numa grosseria quase blasfema descreveu a Imaculada Conceição num programa de rádio. Porque é que Nossa Senhora é Imaculada? Se tu, amigo leitor, pudesses escolher a tua mãe, quem escolherias? Certamente a tua própria, dando-lhe todas as qualidades que notas ainda não ter e retirando os defeitos que tenha. Isso fez Deus com a Sua própria Mãe e, porque podia fazê-lo assim o fez! Assim ouvi um santo nosso contemporâneo (S. Josemaria) dizer e pareceu-me muito lógico! 

Felizmente ainda há muitas pessoas que têm as ideias claras e reclamaram desta interpretação do Bruno Nogueira, ainda por cima usando uma rádio que nós pagamos! Também a resposta de João Paulo Guerra, Provedor do Ouvinte foi nesse sentido: “O Provedor ouviu e analisou a referida rubrica e considera que o respectivo conteúdo substitui o humor pelo mau gosto e a grosseria. Trata-se de um desempenho básico, desordenado, mal informado e preguiçoso que perde a graça e não ganha nada em troca.” 

Esperemos que a liberdade de expressão não leve as pessoas a dizer asneiras mesmo que o Provedor não concorde!!!

E, mais ainda, esperemos que se restitua ao Natal o verdadeiro sentido da festa e que aprendamos desta Família a viver pensando cada um no bem do outro!

Maria José Rebelo
Prof. de Química da

Faculdade de Ciências
(aposentada)




1 comentário:

  1. Fantástica a sua iniciativa.
    Parabéns, há coisas que não se podem nem devem aceitar.
    Bem Haja

    ResponderEliminar