Páginas

sábado, 11 de novembro de 2017

Não faça ainda o fogo para assar as castanhas…

Antes de cumprir a tradição em dia de São Martinho aproveite as horas de descanso e leia a mensagem que o Papa escreveu para o Dia Mundial dos Pobres. Aqui , Francisco convida as comunidades a proporcionar “momentos de encontro e solidariedade concreta”. Pode ler mensagem  de Francisco, e deixar ecoar ao longo desta semana, como preparação para um dia que o papa deseja que se apresente como “evangélico” e de evidente “predileção de Jesus pelos pobres”.
Também à lareira ou junto ao aquecedor, enquanto se delicia com os frutos castanhos da terra, recorde as palavras que chegam do Vaticano, onde decorre até ao dia de hoje o congresso internacional sobre desarmamento nuclear. Foi aos participantes que Francisco pediu “fim da “lógica do medo” potenciado pelas armas nucleares, num recado direto aos líderes dos Estados Unidos da América e da Coreia do Norte.
Para não beber de um trago o copo de jeropiga, aceite o desafio da Universidade Católica Portuguesa de procurar os novos endereços onde Deus habita na cidade. Foi na Jornada de Teologia Prática que o vice-reitor da instituição afirmou  uma presença que se quer “desvelada”.
Se São Martinho amou com atos, sigamos o seu exemplo e o repto de Francisco, também o do Papa. A começar por este dia frio mas que, segundo a tradição, se aquece de calor com o repartir das vestes com quem mais precisa. Que assim seja, hoje e todos os dias.
Até já no sítio do costume agencia.ecclesia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário